(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Coronavírus: pai e filho médicos estão internados em hospital de BH

Ambos estão no CTI da unidade médica: o mais velho em estado grave e o mais novo estável. Belo Horizonte já tem cinco casos confirmados da doença


postado em 18/03/2020 00:11 / atualizado em 18/03/2020 18:03

(foto: Bruno Cunha/Lifecenter)
(foto: Bruno Cunha/Lifecenter)

 

O Hospital Lifecenter, localizado na Avenida do Contorno, no Bairro Funcionários (Região Centro-Sul de Belo Horizonte), tem dois pacientes em seu Centro de Terapia Intensiva (CTI) diagnosticados, em primeiro exame, ou seja, sem contraprova, com o novo coronavírus. As vítimas são pai e filho e atuam na área da medicina.


Segundo fontes informaram ao Estado de Minas, o homem mais velho está em estado grave com insuficiência respiratória. Ele é ortopedista de uma clínica sediada no complexo hospitalar do Lifecenter.


O estabelecimento até mesmo expediu um comunicado interno suspendendo marcações e cancelando consultas até o próximo dia 27, justamente para que os demais profissionais sejam mantidos em quarentena.


O filho do ortopedista, de 35 anos, é infectologista e também está no CTI. Contudo, o estado de saúde dele é estável, segundo as fontes.


Novamente de acordo com as fontes, pai e filho fizeram um cruzeiro recentemente com destino a Miami, nos Estados Unidos. Os sintomas começaram no final de semana após o retorno do passeio.

 

Procurada, a assessoria de imprensa do hospital negou que tenha paciente internado com diagnóstico confirmado de COVID-19. Segundo o Lifecenter, as pessoas que apresentam quadro compatível com a doença são, independentemente de confirmação laboratorial, submetidas aos protolos de cuidados. 

 

O hospital também ressaltou que todos os casos suspeitos "foram e continuarão sendo notificados imediatamente às autoridades competentes". Esclareceu, ainda, que não registrou mortes ligadas ao novo coronavírus. 


Prova causa preocupação


Depois que retornou da viagem, o homem mais novo que está internado no Lifecenter participou de uma das comissões do Título de Especialista em Ortopedia e Traumatologia (Teot), concedido pela Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (Sbot), de acordo com as fontes ouvidas.


Várias pessoas, entre candidatos, examinadores e observadores, estavam presentes à avaliação, o que pode ter resultado na proliferação da Covid-19.


Em seu site oficial, a Sbot recomendou na sexta-feira (13) o cancelamento de todos os eventos programados para o primeiro semestre.


Com isso, os congressos dos comitês e das regionais não deverão ser realizados nos períodos de 60 (sessenta) dias antecedentes, nem nos 30 (trinta) dias subsequentes ao Congresso Brasileiro de Ortopedia e Traumatologia (CBOT).


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)