(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Prefeitura de BH fará novos testes com ônibus elétrico

Alternativa é mais viável do ponto de vista ambiental por não emitir gases do efeito estufa


11/03/2020 19:43 - atualizado 11/03/2020 19:48
432

Em 2016, PBH realizou testes com ônibus elétrico, mas projeto não foi para frente
Em 2016, PBH realizou testes com ônibus elétrico, mas projeto não foi para frente (foto: Paulo Filgueiras/EM/D.A Press - 12/08/2016 )

 

A Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da BHTrans, voltará a fazer testes com ônibus elétrico neste ano. Depois de uma tentativa fracassada em 2016, o Executivo municipal tentará viabilizar, mais uma vez, a circulação de um veículo que não emite gases do efeito estufa.


Segundo a BHTrans, ao contrário do teste de quatro anos atrás, o atual será feito com um veículo zero-quilômetro. Além disso, o coletivo que passará pelo treinamento neste ano tem tecnologia mais avançada que o de 2016, em termos de desempenho e autonomia, de acordo com a empresa pública.


Busca-se mensurar o impacto positivo na mitigação de emissões de gases de efeito estufa, de material particulado e outros poluentes, além da redução de ruído, assim como, os benefícios ambientais e de saúde pública associados”, informou a BHTrans.


O ônibus elétrico deve começar a circular no fim de março e conta com sistema de telemetria, que transmite todos os dados computados pelo computador de bordo à central das empresas de ônibus.


Tal vantagem permite que as empresas corrijam possíveis falhas dos motoristas e orientá-los sobre possíveis riscos. Também permite maior precisão à execução dos testes, que agora poderão ser julgados com base em dados coletados.


De acordo com a BHTrans, o veículo cedido em contrato de comodato com a fabricante BYD ficará à disposição da prefeitura por 10 semanas. Cada período de sete dias será destinado a uma linha de ônibus da capital.




receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)