(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Fila no Detran da Gameleira dobra o quarteirão; atendimento voltou ao meio-dia

Vistoria, emplacamento e emissão de documentos de veículos foram suspensos nessa segunda-feira para readequação de sistema das novas placas


postado em 18/02/2020 08:48 / atualizado em 18/02/2020 15:00

Fila dobrava dois quarteirões na manhã desta terça-feira (foto: Paulo Filgueiras/EM/D.A/Press)
Fila dobrava dois quarteirões na manhã desta terça-feira (foto: Paulo Filgueiras/EM/D.A/Press)
É grande a fila de carros na sede do Departamento de Trânsito de Minas Gerais (Detran-MG), no Bairro Nova Gameleira, Região Oeste de Belo Horizonte, na manhã desta terça-feira. Segundo o órgão, os serviços de vistoria, emplacamento e emissão de documentos de veículos no Departamento de Trânsito de Minas Gerais (Detran-MG), suspensos ontem, foram restabelecidos a partir do meio-dia desta terça.

Em nota, o órgão informou que "em razão da transição para o novo padrão de Placas de Identificação Veicular (PIV), a Companhia de Tecnologia da Informação do Estado de Minas Gerais (Prodemge) está realizando a etapa final de atualização e testes no sistema, a fim de que seja feito o gerenciamento das informações da frota de veículos do estado". 
o Detran também informou que os prazos serão prorrogados para as transferências de propriedade que venceram no período equivalente do processo de atualização do sistema.

Transtorno

A suspensão ontem gerou descontentamento nos motoristas de Belo Horizonte. O departamento só avisou a população sobre a suspensão dos serviços envolvendo o novo padrão de Placas de identificação Veicular (PIV), no fim da tarde de domingo, horas antes da abertura do local, por meio de uma nota publicada em seu site.

(foto: Divulgação/Agência Brasil)
(foto: Divulgação/Agência Brasil)

O Detran creditou a suspensão a um problema no sistema de informática do órgão. “O sistema de informática passa por uma adequação por meio da Companhia de Tecnologia da Informação do Estado de Minas Gerais (Prodemge). O objetivo é otimizar o gerenciamento das informações da frota de veículos do estado, e nenhuma transação poderá ser feita durante o período de suspensão”, explicou em nota. A previsão é de que o sistema volte a funcionar ainda hoje, mas ontem ainda não havia certeza dos diretores do órgão sobre o retorno.

Os processos iniciados até o dia 13, com ficha de cadastro emitida, poderão ser protocolados na Divisão de Registro de Veículos (DRV), em Belo Horizonte, e nas Circunscrições Regionais de Trânsito (Ciretran), no interior. Além disso, as transferências de propriedade que venceram no dia 14 e ontem terão prazos prorrogados pelo mesmo período da atualização do sistema.

Na teoria, se não fosse o problema no sistema, a adoção do novo padrão de placas de identificação veicular (PIV) valeria desde ontem. O chamado modelo padrão Mercosul será obrigatória no primeiro emplacamento. Veículos com a placa antiga ainda podem circular pelas ruas. A transição para o novo padrão também será exigida quando houver transferência de estado ou município, além de mudança de categoria, perda, furto, roubo ou dano à placa antiga. A nova placa apresenta fundo branco com uma faixa azul na parte superior como padrão. O logotipo do Mercosul, a palavra Brasil e a bandeira do país também são novidades. (Com Pedro Lovisi*)


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)