(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Drones são usados no combate à dengue em Brumadinho; veja o vídeo

Após sobrevoo para identificar possíveis focos dentro de imóveis, equipes acoplam produto para combater larvas, que é despejado nos locais


postado em 10/02/2020 12:48 / atualizado em 10/02/2020 13:08

Drones são usados para este trabalho desde o ano passado(foto: Vale/Divulgação)
Drones são usados para este trabalho desde o ano passado (foto: Vale/Divulgação)


A Secretaria Municipal de Brumadinho, Região Metropolitana de Belo Horizonte, e a mineradora Vale, voltaram a usar drones para combater a proliferação do Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya. 

Os equipamentos são usados para sobrevoar os bairros da cidade identificando focos de água parada que podem ser criadouros do mosquito. As localizações são repassadas à vigilância epidemiológica. Depois da aprovação da equipe, o produto usado para combater as larvas é acoplado ao drone e lançado no local identificado. O produto não contamina o meio ambiente. 

A ação não substitui as inspeções periódicas que cada morador deve realizar no interior dos imóveis. Boa parte dos lugares onde o mosqui se prolifera estão em casas e quintais, como caixas d'água, piscinas abandonadas, calhas.



Segundo a Vale, as ações começam em Córrego do Feijão e Pires, a partir do dia 10 de fevereiro e vão até 14 do mesmo mês, em Tejuco, de 17 a 21, e Parque da Cachoeira, entre os dias 24 de fevereiro e 6 de março.

As ações começaram no ano passado, quando foram identificados 1.184 criadouros e as ações contaram com 40 profissionais entre agentes de saúde, técnicos e responsáveis da Secretaria Municipal de Saúde e da Vale.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)