Publicidade

Estado de Minas

Defesa Civil alerta para pancadas de chuva em BH até a manhã desta quarta

Segundo o órgão municipal, a precipitação pode chegar a 20 milímetros na capital mineira. Aviso vale até as 8h de quarta


postado em 04/02/2020 19:05 / atualizado em 04/02/2020 19:14

 

(foto: Gladyston Rodrigues/EM/D.A Press)
(foto: Gladyston Rodrigues/EM/D.A Press)

 

A Defesa Civil de BH expediu novo alerta para pancadas de chuva em Belo Horizonte. O aviso vale até a manhã desta quarta-feira (5), mais precisamente até as 8h. O índice de pluviosidade deve ser de até 20 milímetros, com ventos em torno de 40 km/h.


A capital mineira lidera o número de mortes pela junção entre a falta de infraestrutura e as precipitações de alta intensidade em Minas: são 13 vidas perdidas desde outubro. Em Minas, são 69 óbitos confirmados e mais de 50 mil pessoas fora de suas casas.


Segundo a Defesa Civil, as orientações para o morador durante as pancadas de chuva esperadas são as mesmas de sempre: evitar áreas com histórico de inundação, se afastar das árvores e atenção especial para áreas de encostas e morros.


O órgão também indica que pais e responsáveis não permitam que crianças brinquem na água da chuva, justamente pela possibilidade da enxurrada e dos córregos carregarem doenças, além do risco de afogamento.


Outra dica é manter a distância de cabos elétricos rompidos. Caso veja um deles, ligue para a Cemig (116) ou para a Defesa Civil (199).


Os moradores também precisam ficar de olho no surgimento de fendas, depressões no terreno ou rachaduras. Caso algo semelhante aconteça, a orientação é acionar a Defesa Civil pelo 199.


Em caso de raios, o morador não deve permanecer em áreas abertas e altas e não usar equipamentos elétricos.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade