(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Defesa Civil de Belo Horizonte divulga alerta de chuva válido até sexta

Órgão prevê volume de chuva de até 40 milímetros na capital. Áreas de instabilidade também provocam chuvas no interior de Minas Gerais


postado em 30/01/2020 10:40 / atualizado em 30/01/2020 15:50

Foto mostra céu nublado na tarde dessa quarta-feira na capital. Apesar disso, volume de chuva foi menor do que o de terça, quando a cidade sofreu vários danos(foto: Déborah Lima/EM/DA Press)
Foto mostra céu nublado na tarde dessa quarta-feira na capital. Apesar disso, volume de chuva foi menor do que o de terça, quando a cidade sofreu vários danos (foto: Déborah Lima/EM/DA Press)


Já de olho no céu há vários dias, os belo-horizontinos devem continuar atentos nesta quinta-feira. A Defesa Civil da capital divulgou um alerta de chuva válido até a manhã de sexta-feira. Segundo o órgão, a chuva pode vir em forma de pancadas, com volume entre 20 e 40 milímetros, com rajadas de vento de até 50 quilômetros por hora. O alerta termina às 8h de amanhã. 

Por volta das 15h30, o órgão municipal comunicou a possibilidade de pancadas de chuva e trovoadas até por volta das 18h30. O alerta foi emitido por causa da condição atmosférica. Durante a tarde, o tempo ficou quente e abafado. Os termômetros marcaram 31,9°C e 43% de umidade relativa do ar.



O volume de chuva registrado nas últimas 24 horas foi bem menor que o de terça-feira, quando as regiões Centro-Sul, Oeste e Barreiro sofreram vários danos por conta de um temporal. Para se ter uma ideia, segundo a Defesa Civil de Belo Horizonte, até as 7h20 de hoje o volume de chuva no Barreiro era de 18,1 milímetros, o maior entre as nove regionais da cidade. Já na terça-feira, em pouco mais de duas horas, já havia chovido 136,6 milímetros no Barreiro. 

Conforme a previsão do tempo, ao longo desta quinta-feira a capital terá céu parcialmente nublado a nublado, com pancadas de chuva isoladas. O dia começou com temperaturas mais altas. A mínima foi de 20°C e a máxima deve chegar a 30°C. Com a estiagem, a umidade relativa sofre uma ligeira queda, ficando na casa dos 50% à tarde. 



Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), em todo o estado, áreas de instabilidade associadas ao calor e a alta umidade do ar geram nuvens carregadas, favorecendo as pancadas de chuva. Elas podem ser localizadas, de moderada a forte intensidade, principalmente nas regiões Central, Sul e Oeste. 

No interior, a previsão é de céu nublado a encoberto, com pancadas de chuva e trovoadas isoladas no Triângulo Mineiro, Alto Paranaíba, Oeste, Campo das Vertentes, Sul e Sudoeste. As regiões Noroeste e Zona da Mata têm previsão de céu nublado a parcialmente nublado e pancadas de chuva, assim como na região metropolitana da capital. No restante do estado, a previsão é de chuvas isoladas. 



Segundo o último boletim da Defesa Civil e Minas Gerais, 55 pessoas morrem em ocorrências durante as chuvas em 19 municípios. Uma pessoa está desaparecida e outras 53,1 mil estão desalojadas ou desabrigadas. 

Ver galeria . 89 Fotos Região Centro-Sul de Belo Horizonte foi a mais atingida pelo temporal da noite de 28 de janeiro. Na foto, situação na Praça Marília de Dirceu, no Bairro de LourdesPaulo Filgueiras/EM/DA Press
Região Centro-Sul de Belo Horizonte foi a mais atingida pelo temporal da noite de 28 de janeiro. Na foto, situação na Praça Marília de Dirceu, no Bairro de Lourdes (foto: Paulo Filgueiras/EM/DA Press )


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)