(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Dos 52 mortos pelas chuvas em Minas, 42 foram vítimas de soterramento

Última atualização da Defesa Civil estadual acrescentou mais dois óbitos, ocorridos em Divinópolis, no Centro-Oeste mineiro, e Luisburgo, na Zona da Mata


28/01/2020 18:28 - atualizado 28/01/2020 19:13
432

Cinco pessoas já morreram em Luisburgo, na Zona da Mata Mineira
Cinco pessoas já morreram em Luisburgo, na Zona da Mata Mineira (foto: Divulgação/Prefeitura de Luisburgo)

 

A Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (Cedec) divulgou novo boletim sobre as vítimas da chuva das últimas semanas em Minas Gerais na noite desta terça-feira (28). Segundo o órgão, mais dois óbitos, em Divinópolis (Centro-Oeste) e Luisburgo (Zona da Mata), foram confirmados.


Com isso, o número de mortos pela chuva desde sexta-feira (24) aumentou para 52. No período chuvoso como um todo, isto é, desde outubro, 63 pessoas perderam a vida pela soma entre a força das águas e a falta de infraestrutura das cidades do estado.


Das 52 mortes desde a última semana, 42 foram por soterramento: resultado da sequência de dias com altas quantidades de precipitação, o que amplia o risco de acidentes geológicos. Outras oito pessoas morreram arrastadas pelas águas e duas por afogamento.


O número de afetados pelas precipitações recentes chega a 33.408 pessoas: 28.893 desalojados, 4.397 desabrigados, 65 feridos e uma pessoa desaparecida (em Conselheiro Lafaiete, Região Central), além dos 52 mortos.


A situação caótica que o estado enfrenta com as chuvas forçou o governo de Minas a decretar situação de emergência em 101 municípios. Outras 24 cidades tomaram a mesma medida, porém por conta própria. Mais três localidades – Orizânia (Zona da Mata), Ibirité (Grande BH) e Catas Altas (Central) – decretaram calamidade pública.


Os decretos facilitam a gestão pública dos municípios em três sentidos. Primeiro, eles podem receber recursos federais para reduzir os danos das chuvas. No domingo, a União informou que tinha R$ 90 milhões à disposição para os estados atingidos. 


Também podem receber doações e apoio de órgãos do estado, como a Defesa Civil e os bombeiros. Nesta terça, o governo antecipou uma verba de R$ 3,4 milhões para os municípios castigados pelas chuvas. 


Por último, as prefeituras podem realizar obras sem licitação, ou seja, pular etapas para reparar os danos mais rapidamente.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)