(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Secretaria de Saúde diz que mulher com suspeita de coronavírus está isolada desde sexta

A paciente de 22 anos que voltou da China foi imediatamente isolada e os primeiros procedimentos e cuidados iniciados


postado em 28/01/2020 13:20 / atualizado em 28/01/2020 13:25

Na última sexta-feira, uma mulher de 22 anos, que esteve em viagem para a China, foi atendida na UPA Centro Sul de Belo Horizonte(foto: Juarez Rodrigues/EM/D.A Press - 21/08/2019)
Na última sexta-feira, uma mulher de 22 anos, que esteve em viagem para a China, foi atendida na UPA Centro Sul de Belo Horizonte (foto: Juarez Rodrigues/EM/D.A Press - 21/08/2019)
A confirmação do caso de uma paciente com suspeita de contaminação pelo coronavírus deixou alguns moradores de Belo Horizonte apreensivos. Isso porque ela esteve internada na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Centro-Sul desde sexta-feira e muito começou a se especular sobre possível contaminação de outros dontes ou profissionais da saúde. Entretanto, a Secretaria Municipal de Saúde afirma que mulher que viajou para cidade Wuhan, na região central da China – tida como epicentro da doença – já está isolada

"No momento do atendimento os profissionais da unidade tomaram todas as medidas preventivas para impedir a contaminação. A paciente foi imediatamente isolada e os primeiros procedimentos e cuidados iniciados, tanto na assistência à paciente quanto no controle da exposição, até a sua transferência para hospital de referência", informou a secretaria. 

A pasta já orientou os profissionais sobre o protocolo de atendimento diante de um caso suspeito e medidas preventivas para evitar contaminação. O Ministério da Saúde também já divulgou um boletim com as orientações. 



Resultado do teste sai na sexta


O ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, confirmou a existência de um caso suspeito de coronavírus em Minas Gerais. Segundo o Ministro, a paciente - uma estudante de 22 anos - apresenta sintomas compatíveis com o protocolo da enfermidade. Ela disse que não esteve no mercado de peixes local, não teve contato com nenhuma pessoa doente e não procurou nenhum serviço de saúde chinês. Outras 14 pessoas próximas da paciente estão sendo monitoradas.

Num esforço de tranquilizar a população, Luiz Henrique Mandetta afirmou que o quadro da jovem internada é estável, sem complicações. "Toda a família está ótima", garantiu o ministro. 

Ele explicou que previsão é de que que a confirmação sobre a contaminação da brasileira saia na sexta-feira (31). O método utilizado para a testagem é chamado de "metagenômico", que faz uma espécie de comparação entre vírus, a fim de verificar a presença do tipo viral responsável pela epidemia, que já causou a infecção de mais de 4 mil pessoas e matou outras 106 na China. 


Caso descartado


Em 21 de janeiro, outra paciente - esta, com 35 anos - chegou a UPA-Centro Sul com sintomas respiratórios compatíveis com a doença viral aguda causada pelo coronavírus. A mulher esteve em um evento internacional em Xangai e desembarcou na capital mineira em 18 de janeiro. 

Ela chegou a ser conduzida ao Hospital Eduardo de Menezes para observação. Profissionais de saúde recolherem uma amostra de sangue da paciente e encaminharam para a Fiocruz, no Rio de Janeiro. A instituição, no entanto, verificou que se tratava de um caso de rinovírus humano (HRV). 

Os exames também foram negativos para outras nove modalidades virais, tais como:Infuenza A e B, Adenovírus, Bocavírus, metapneumovírus, parainfluenza 1, parainfluenza 2, parainfluenza 3 e vírus sincicial respiratório. (Com informações de Cecília Emiliana)


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)