Publicidade

Estado de Minas

Fiocruz vai divulgar nesta sexta-feira laudo sobre possível caso de coronavírus

A instituição, no Rio, recebeu amostras de material coletado de paciente de BH, com sintomas respiratórios e viagem recente à China


postado em 24/01/2020 15:37 / atualizado em 24/01/2020 15:54

Amostras foram enviadas do laboratório da Funed, em Minas, para a Fiocruz, que detém kit específico para analisar o novo microorganismo(foto: Gladyston Rodrigues/EM/D.A Press)
Amostras foram enviadas do laboratório da Funed, em Minas, para a Fiocruz, que detém kit específico para analisar o novo microorganismo (foto: Gladyston Rodrigues/EM/D.A Press)

Apesar de o Ministério da Saúde não ter reconhecido o caso suspeito do novo coronavírus em Belo Horizonte, a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) vai emitir nesta sexta-feira laudo sobre a amostra de paciente que esteve na China e foi internada com sintomas respiratórios.

De acordo com a Fiocruz, que tem o kit específico para analisar o novo microorganismo, a previsão é de emissão de laudo para as autoridades competentes até o final desta sexta-feira (24/1).

O Ministério da Saúde não considera o caso suspeito porque aponta que a paciente não esteve em região na China com transmissão ativa da doença.

Na terça-feira, uma mulher, brasileira, de 35 anos, deu entrada na UPA Centro-Sul. Ela chegou no último sábado de Xangai, centro econômico chinês, com sintomas respiratórios, compatíveis com doença viral aguda.

A SES-MG informa que a mulher foi conduzida ao Hospital Eduardo de Menezes (HEM), onde ficou em isolamento para observação.

“O HEM foi prontamente acionado pelo Centro de Informação Estratégica em Vigilância em Saúde (Cievs-MG e Cievs-BH) e se organizou em poucos minutos para receber a paciente.”


Publicidade