(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Chuva causa inundação em Venda Nova; estações do metrô e do Move são fechadas

Segundo a Defesa Civil, além Córrego Vilarinho, mananciais da Região Noroeste e da Pampulha têm possibilidade de transbordamento


postado em 03/01/2020 21:31 / atualizado em 04/01/2020 14:53

Ver galeria . 10 Fotos Defesa Civil fechou acesso a Avenida Vilarinho por conta do transbordamento do córrego de mesmo nomeGladyston Rodrigues/EM/D.A Press
Defesa Civil fechou acesso a Avenida Vilarinho por conta do transbordamento do córrego de mesmo nome (foto: Gladyston Rodrigues/EM/D.A Press )

 

A chuva que atingiu Belo Horizonte na noite desta sexta-feira (3) causou alertas em moradores das regiões Noroeste, da Pampulha e de Venda Nova. Segundo a Subsecretaria de Proteção e Defesa Civil (Supdec), o córrego Vilarinho (Venda Nova) inundou e causou diversos alagamentos na região. Os mananciais Coqueiros e Ressaca (ambos no território Noroeste) e Sarandi (Pampulha) também correram risco de transbordar.


Com isso, a Defesa Civil pediu para que a população evitasse trafegar por todas as imediações da Vilarinho. Já na Região Noroeste, era necessário evitar passar pela Rua Jacques de Morais, no cruzamento com a Rua Real Madrid, e pela Avenida Heráclito Mourão Miranda, no cruzamento com a Rua Tocantins.

 

 

 

A preocupação na Pampulha foi no Bairro Santa Terezinha, devido ao risco de transbordamento do Córrego Sarandi. Por isso, a Defesa Civil indicou desviar da Avenida Professor Clóvis Salgado e da Rua Congonhal.

 

Chuva toma conta de Belo Horizonte na noite desta sexta-feira(foto: Fred Bottrel/EM/D.A Press)
Chuva toma conta de Belo Horizonte na noite desta sexta-feira (foto: Fred Bottrel/EM/D.A Press)
 


Marcada pelas tragédias ocorridas nos últimos, a Vilarinho tem sido preocupação da prefeitura, que adotou protocolos de segurança para evitar que motoristas acionem os locais de risco durante as chuvas.

 

Ao perceber o aumento da chuva, o Comando de Policiamento da Unidade (CPU), da Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG), que estava de servico, fechou a Avenida Vilarinho.

 

As estações do metrô e do Move, no entanto, precisaram ser fechadas. Pessoas estão ilhadas no Shopping Estação BH, onde estão as duas paradas do transporte público.

 

Em três dias, choveu 65% do que era esperado para o mês inteiro em Venda Nova 

 

Chuva causou alagamento na Estação Vilarinho, em Venda Nova, um velho ponto crítico da cidade (foto: Divulgação/BHTrans)
Chuva causou alagamento na Estação Vilarinho, em Venda Nova, um velho ponto crítico da cidade (foto: Divulgação/BHTrans)
 

 

Segundo a BHTrans, houve registro de inundações na Rua Padre Pedro Pinto com a Rua Doutor Álvaro Camargos (antiga 12 de Outubro), em Venda Nova. Houve pontos de alagamentos também na Avenida Professor Clóvis Salgado, no Bandeirantes (Pampulha).


Só na noite desta sexta, a Defesa Civil registrou chuva extremamente forte em sete das nove regionais da cidade. Além do Noroeste e Venda Nova, os territórios Leste, Oeste, do Barreiro, da Pampulha e Centro-Sul já enfrentaram precipitações de alta intensidade.

 

Acumulado de chuva (em milímetros), por regional, em janeiro de 2020 até 22h20 de sexta-feira (3):

 

Barreiro - 126,8 (39% da média)

Centro Sul - 195,2 (59%)

Leste - 171,8 (52%)

Nordeste - 148 (45%)

Noroeste - 182,4 (55%)

Norte - 104 (32%)

Oeste - 186,2 (57%)

Pampulha - 197,2 (60%)

Venda Nova - 214 (65%)

 

Fonte: Defesa Civil de Belo Horizonte  


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)