Publicidade

Estado de Minas CELEBRAÇÕES

Não é só carrossel: confira imagens de outras atrações de Natal na Prefeitura de BH

Prédio da administração municipal exibe 10 árvores iluminadas, Papai Noel e cozinha do bom velhinho. Nesta quarta-feira, decoração da Praça da Liberdade será inaugurada


postado em 11/12/2019 06:00 / atualizado em 11/12/2019 07:47

Ver galeria . 8 Fotos Marcos Vieira/EM/D.A.Press
(foto: Marcos Vieira/EM/D.A.Press )


Principal atração do Natal Gentileza, programação da Prefeitura de Belo Horizonte, o carrossel inspirado nos modelos que enfeitam ruas de Paris dá as boas-vindas a quem visita a sede da administração municipal, na Avenida Afonso Pena, no Centro. Ontem, o primeiro giro do brinquedo divertiu as crianças. Dentro do imóvel, o espírito natalino continua com diversos enfeites. São 10 árvores iluminadas, Papai Noel, trenó e luzes que vão do teto ao chão. Na Praça da Liberdade, a tradicional iluminação de Natal será inaugurada na noite de hoje.

A inauguração do carrossel e da decoração ocorreu em grande estilo, com apresentação do coral de estudantes da Escola José Maria Alkmin. As crianças cantaram quatro músicas natalinas. O prefeito Alexandre Kalil e a primeira-dama, Ana Laender, ficaram emocionados. “Isso aqui é um Movimento Gentileza com a BHIP (Belo Horizonte Iluminação Pública, consórcio responsável pela iluminação pública da cidade), não tem dinheiro público. Neste tempo de crise temos que considerar as parcerias para poder fazer isso. E de mais a mais, isso aqui, que já teve corrente na porta, é do povo de Belo Horizonte. Não tem dono não. Sou inquilino até dezembro do ano que vem. E vai continuar sendo do povo”, afirmou o prefeito.

O projeto é realizado pelo Movimento Gentileza. “Ficamos muitos satisfeitos de conseguir realizar esta segunda edição. Com Papai Noel para as crianças poderem visitar com as famílias. É de graça, para tirar fotos e aproveitar. Este ano tem a novidade do carrossel, que conseguimos trazer aqui para porta da prefeitura. Além de iluminar, de aumentar essa magia, essa alegria, dá oportunidade às crianças de aproveitar esse equipamento, que também é gratuito”, disse Ana Laender.

Novidade do ano, carrossel instalado na Afonso Pena integra programa da prefeitura(foto: MArcos Vieira/EM/d.a press)
Novidade do ano, carrossel instalado na Afonso Pena integra programa da prefeitura (foto: MArcos Vieira/EM/d.a press)


O brinquedo foi montando em frente ao prédio da Prefeitura de BH, na Avenida Afonso Pena, no Centro, uma das mais movimentadas da cidade. Podem brincar no carrossel crianças a partir de 5 anos, com altura máxima de 1,30m. Elas devem estar acompanhadas dos pais ou responsáveis. Não é necessário retirar senhas ou ingressos previamente. Uma das primeiras a andar no brinquedo foi a pequena Laura, de 6 anos. Assim que desceu a vontade era só uma: repetir o passeio.

A garota foi levada pela mãe, a servidora Camila Freitas, de 38. “Ficou muito legal a decoração. É uma forma de as pessoas interagirem com a prefeitura. É o espírito de confraternização, de alegria”, disse. As amigas Vanderli Garcia Pereira e Maria Antônia dos Santos, ambas de 58, passaram na porta da administração municipal e não resistiram. Foram dar uma espiada. “Achei lindo. Estava passando e entrei pela primeira vez”, disse Vanderli. “Isso faz a prefeitura ficar mais perto do povo”, completou Maria.
 
Aberta ao público e gratuita, a visitação à exposição de Natal e ao carrossel será de segunda-feira a sexta-feira, das 12h às 20h, e aos sábados e domingos, das 10h às 14h. Nos dias 24 e 30 haverá funcionamento restrito, das 10h às 14h. Nos dias 25 e 31/12 e 1º/1, a exposição e o carrossel não vão funcionar. A programação também vai contar com apresentações de corais e cantatas natalinas, mas as datas ainda não foram divulgadas.

Iluminação da Praça da Liberdade foi testada ontem e será inaugurada hoje, às 19h(foto: Charles Wittor/Divulgação)
Iluminação da Praça da Liberdade foi testada ontem e será inaugurada hoje, às 19h (foto: Charles Wittor/Divulgação)


Hoje, é a vez da abertura da tradicional iluminação da Praça da Liberdade, na Região Centro-Sul da capital. Na noite de ontem, quem deu sorte já pôde ter uma prévia da decoração do cartão-postal, que passou por um teste de 15 minutos e encantou quem viu. As luzes serão inauguradas hoje, às 19h, e permanecerão acesas até 6 de janeiro, Dia de Reis. Neste ano, mais de 400 mil microlâmpadas de LED, mil lâmpadas estrobo, 1,5 mil metros de mangueiras luminosas e 78 projetores foram instalados. Uma cortina de microlâmpadas decora o coreto e uma árvore de Natal com sete metros de altura foi construída. A decoração toma a calçada, alamedas, canteiros, palmeiras e fontes.

Chegou a ser cogitada a possibilidade de a decoração na Praça da Liberdade não ser feita neste dezembro, depois de 32 anos de festa. Mas a Cemig garantiu a iluminação junto com uma rede de apoiadores. Colaboram com a iluminação a Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL/BH), a construtora MRV, Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (Iepha-MG), o Circuito Cultural Praça da Liberdade, Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG), Banco do Brasil, Vale, Fiat e Gerdau. A Prefeitura de BH, a Polícia Militar, o Corpo de Bombeiros, a Guarda Municipal e a empresa Olimpo Segurança também dão suporte ao evento.


Publicidade