(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas RECONHECIMENTO

Estado de Minas recebe prêmio de jornalismo da CNT

O Estado de Minas recebeu o prêmio de jornalismo da Confederação Nacional de Transporte (CNT) de 2019 pela série de reportagens 'Modernidade x Mobilidade - Para Onde Vamos', publicada pelo jornal em junho


postado em 04/12/2019 23:15 / atualizado em 04/12/2019 23:18

Na foto, Guilherme Paranaiba e Paulo Filgueiras recebem prêmio de Rubens Lessa (diretor da seção de transporte rodoviário de passageiros da CNT e presidente da Fetram)(foto: Pedro Nogueira/ Divulgação)
Na foto, Guilherme Paranaiba e Paulo Filgueiras recebem prêmio de Rubens Lessa (diretor da seção de transporte rodoviário de passageiros da CNT e presidente da Fetram) (foto: Pedro Nogueira/ Divulgação)
O Estado de Minas recebeu, na noite desta quarta-feira, em Brasília (DF), o prêmio de jornalismo da Confederação Nacional de Transporte (CNT) de 2019 pela série de reportagens "Modernidade x Mobilidade – Para Onde Vamos", publicada pelo jornal em junho. A série especial abordou a reorganização da mobilidade de Belo Horizonte a partir da chegada dos aplicativos de transporte, que, puxados pela empresa Uber, mudaram a forma dos deslocamentos na cidade. O trabalho foi assinado pelo repórter Guilherme Paranaiba, pelo repórter fotográfico Paulo Filgueiras, pelos ilustradores Quinho e Lelis e pelos infografistas Soraia Piva, Paulinho Miranda e Janey Costa.

A reportagem foi a vencedora na categoria Impresso e recebeu um prêmio de R$ 35 mil. O Prêmio CNT de Jornalismo valoriza matérias e fotografias que contribuem para o desenvolvimento do setor de transporte de cargas e de passageiros e a 26ª edição da premiação também contemplou matérias de televisão, rádio, internet, fotografia e uma categoria especial, voltada para reportagens na área de meio ambiente e transporte. “Fiquei muito feliz com o prêmio. É uma matéria que mostra a realidade de Belo Horizonte, mas que, certamente, expressa o que outras capitais do Brasil estão vivendo. A matéria traz uma discussão que aponta para o futuro. Esse é o prêmio mais importante da área de mobilidade do país, o que me faz mais feliz ainda. Esse é um assunto que sempre trabalhei e me deixou especialmente empolgado com o resultado”, disse o repórter Guilherme Paranaiba.

Na etapa inicial, as 272 reportagens e fotografias passaram pela análise da Comissão Organizadora e foram avaliadas por um grupo de pré-selecionadores, formado por cinco jornalistas com atuação acadêmica. São considerados aspectos como relevância para o setor de transporte, para o transportador e para a sociedade; qualidade editorial; criatividade/originalidade; e atualidade dos temas.

Neste ano, o corpo de jurados foi formado por André Luiz Costa, diretor-geral de Mídias Digitais do Grupo Bandeirantes; Alexandre Calais, editor de economia do jornal O Estado de São Paulo; Eduardo Costa, jornalista apresentador da Rádio Itatiaia e da TV Record; Lilian Tahan, diretora-executiva do portal Metrópoles; e Amir Mattar Valente, professor titular da Universidade Federal de Santa Catarina e coordenador geral do Labtrans (Laboratório de Transporte e Logística) da universidade.

Outro profissional dos Diários Associados também foi premiado. Leonardo Cavalcanti, do Correio Braziliense, foi agraciado na categoria Meio Ambiente e Transporte com a reportagem “O esquecido caminho das águas”. Os outros vencedores foram: Cid Martins, Rádio Gaúcha, com a reportagem “Maio Amarelo – Quatro em cada dez crianças vítimas de acidentes de trânsito em Porto Alegre foram atropeladas” (categoria Rádio); Renato Ferezim, TV Globo, “Descaminhos do Brasil” (categoria Televisão); Saulo Araújo da Silva, Portal Metrópoles, “Carros-fortes, homens indefesos” (categoria Internet); Igo Estrela Caseiro, Portal Metrópoles, “Carros-fortes, homens indefesos” (categoria Fotografia).


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)