(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

BH tem chuva forte e pode ter queda de granizo; saiba como fica o tempo

A Defesa Civil emitiu um alerta para a possibilidade alta de queda de granizo nesta sexta-feira em BH. No fim de semana, a perspectiva é de chuva forte na capital mineira


postado em 22/11/2019 14:04 / atualizado em 22/11/2019 18:52

Chuva forte atinge alguns pontos da cidade nesta sexta-feira(foto: Defesa Civil Municipal / Divulgação )
Chuva forte atinge alguns pontos da cidade nesta sexta-feira (foto: Defesa Civil Municipal / Divulgação )

Moradores de Belo Horizonte devem se preparar e ter atenção nesta sexta-feira. A instabilidade do tempo, aliada com o calor, pode provocar pancadas de chuvas acompanhadas de granizo em diversos pontos da cidade. A Defesa Civil Municipal emitiu um alerta. No final de semana, as tempestades devem continuar na cidade. Situação semelhante deve ocorrer no interior de Minas Gerais.

As chuvas ininterruptas, que já permanecem há sete dias, são ocasionadas por áreas de instabilidade. “É bem comum nesta época do ano. O fluxo vem do Centro-Oeste do país. Com a umidade relativa do ar e o calor, as pancadas de chuva aumentam”, explicou Claudemir Azevedo, meteorologista do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

Nesta sexta-feira, as pancadas de chuva devem ser fortes. A Defesa Civil afirmou que as precipitações devem ser acompanhadas por raios e rajadas de vento de até 50 quilômetros por hora. Por causa disso, são necessárias medidas de proteção, como não estacionar os veículos embaixo de árvores.

Também há o risco de granizo. “Por causa das nuvens de tempestades, pode acarretar a queda de granizo em alguns pontos da cidade principalmente nesta sexta-feira. Mas, no fim de semana, a possibilidade não está descartada”, afirma Claudemir Azevedo.  “Áreas de instabilidade continuam no interior de Minas e podem provocar chuvas fortes no Oeste, Zona da Mata e Sul do estado”, completou o especialista.


Recomendações

  • Tenha um lugar previsto, seguro, onde você e sua família possam se alojar no caso de chuva de granizo
  • Não permaneça em áreas abertas como campos de futebol, quadras de tênis e estacionamentos
  • Não fique no alto de morros ou no topo de prédios
  • Nunca se abrigue debaixo de árvores isoladas
  • Evite estacionar próximo a árvores ou linhas de energia elétrica
  • Evite estruturas altas tais como torres, de linhas telefônicas e de energia elétrica
Fonte: Defesa Civil de BH
 

Risco de deslizamento


Depois de enfrentar um longo período de estiagem, Belo Horizonte ainda não superou os problemas de abastecimento causados pela seca, mas já volta a entrar em alerta com a chuva. Temporais localizados levaram órgãos de segurança e defesa civil a colocar em prática protocolos de fechamento de vias da capital onde são comuns alagamentos.

Além dos alagamentos e enxurradas que preocupam durante as chuvas intensas, a previsão de precipitações não tão fortes, mas ininterruptas, faz disparar outro alerta. O solo encharcado aumenta o risco de quedas de muros, deslizamentos, escorregamentos de terra, erosões, trincas e rachaduras em imóveis.

A previsão dos meteorologistas é de que o tempo instável continue ao menos até domingo, com possibilidade de se estender durante a próxima semana. Com isso, as preocupações se voltam, principalmente, para locais onde estão os 1,1 mil imóveis em áreas consideradas de risco na capital. A recomendação é que população adote medidas de autoproteção se algum indício de risco geológico for detectado.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)