(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Recursos do MEC só servirão para reparos estruturais na Universidade de Viçosa

Após tempestade, o prejuízo nas salas de aula e laboratórios com equipamentos, materiais de pesquisa, maquinário e insumos será muito maior que o estimado. Ministro usou as redes sociais para falar do assunto


postado em 27/10/2019 11:46 / atualizado em 27/10/2019 12:21

Árvores bloquearam vias e destruíram salas de aula e laboratórios na UFV(foto: Demetrius Silva/Divulgação)
Árvores bloquearam vias e destruíram salas de aula e laboratórios na UFV (foto: Demetrius Silva/Divulgação)
O socorro emergencial de R$ 5 milhões prometido à Universidade Federal de Viçosa (UFV) pelo Ministério da Educação (MEC) só deve servir para reparar estruturas físicas devastadas pelo temporal deste sábado (26). Equipamentos, material de trabalho e insumos perdidos na tempestade também precisarão ser repostos, ampliando e muito o valor desse prejuízo. A informação é do reitor da UFV, Demétrios Silva.

Por sorte, como a segunda-feira será o Dia do Servido Público, não haverá aulas e por isso a administração do campus ganha mais um dia para limpar os destroços e preparar salas de aula e laboratórios para o retorno de estudantes e pesquisadores. "Hoje (27), o dia foi de desobstrução de vias, limpeza do campus, reestabelecimento de energia elétrica em várias redes, de internet. Mais de 200 funcionários estão empenhados nesses trabalhos", afirma o reitor.

Os principais danos observados foram nos telhados que deixaram laboratórios e salas de aula descobertos e expostos a chuvas previstas para os próximos dias. "Vários pesquisadores vieram neste domingo para avaliar a sua situação. temos uma equipe de engenharia avaliando onde podemos fazer reparos e onde será necessário uma licitação de emergência para reconstrução de telhados. Só nos laboratórios em que estive, já se contabiliza 25 computadores completamente arruinados pela chuva. Sem os telhados, esses danos podem ser ampliados", teme Silva.

Auxílio do MEC servirá apenas para reparos estruturais. Prejuízo pode ser maior com equipamentos(foto: Demetrius Silva/Divulgação)
Auxílio do MEC servirá apenas para reparos estruturais. Prejuízo pode ser maior com equipamentos (foto: Demetrius Silva/Divulgação)
O ministro da educação, Abraham Weintraub, fez um vídeo em suas redes sociais usando o caso de Viçosa para justificar a sua política de reformulação de verbas no setor. "Critico muita coisa errada que tem nas (universidades) federais, mas tem muita coisa boa também nas federais. Um exemplo é a de Viçosa, que desenvolve pesquisas de ponta em áreas importantíssimas para o futuro do Brasil. Além de ser destaque na área de ensino. Uma grande parte da infraestrutura deles foi destruída. E é para isso que serve o dinheiro do pagador de impostos que foi salvo do desperdício. Agora, a gente tem dinheiro para emergência, para ajudar quem realmente precisa.", disse Weintraub.


Após a tempestade que arrancou árvores e destruiu telhados e estruturas no campos de Viçosa, o MEC informou que vai descentralizar recursos para reparar os danos causados pela tempestade. “O MEC vai repassar à UFV inicialmente o valor de R$ 5 milhões para o conserto dos prédios do campus, equipamentos e laboratórios de pesquisa”, diz nota do ministério. As fortes chuvas que caíram em Viçosa, na noite de sexta-feira, provocaram o cancelamento da Feira do Conhecimento em função de danos ao Espaço Multiuso, onde ela aconteceria. As atividades do Outubro Rosa previstas para ocorrer na universidade também foram canceladas.

Mais de 200 funcionários participam das ações de reparos no campus da UFV(foto: Demetrius Silva/Divulgação)
Mais de 200 funcionários participam das ações de reparos no campus da UFV (foto: Demetrius Silva/Divulgação)
No site oficial, a UFV afirmou que houve interrupção no fornecimento de energia elétrica e da internet, queda de árvores e danos nas edificações. “A equipe de manutenção da UFV está trabalhando intensamente, mas, devido à gravidade dos danos, ainda não há previsão de quando todos os serviços serão restabelecidos”, afirma a universidade.

Segundo informações da Estação Meteorológica, localizada em Viçosa, na noite de sexta choveu praticamente o total esperado para todo o mês de outubro.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)