(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Ministro de Bolsonaro terá que explicar nomeação de ex-assessor do PSL para Iphan

Osmar Terra terá 30 dias para esclarecer substituição de Célia Corsino por ex-assessor de deputado do PSL na superintendência do Iphan em Minas


postado em 01/10/2019 16:45 / atualizado em 01/10/2019 17:06

Ministro da Cidadania, Osmar Terra, tem 30 dias para responder ao requerimento da deputada federal Áurea Carolina (Psol-MG)(foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil )
Ministro da Cidadania, Osmar Terra, tem 30 dias para responder ao requerimento da deputada federal Áurea Carolina (Psol-MG) (foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil )

O ministro da Cidadania, Osmar Terra, terá que explicar a nomeação do ex-assessor do deputado federal Charles Thomacelli Evangelista (PSL), Jeyson Dias Cabral Silva, para o cargo de superintendente do Iphan em Minas Gerais, em substituição à museóloga Célia Corsino, exonerada na semana passada.

Um requerimento protocolado pela deputada federal Áurea Carolina (Psol-MG) nesta terça-feira pede esclarecimentos sobre “a denúncia de aparelhamento político” da superintendência do órgão público em Minas. No último dia 25, a museóloga, que é servidora do Iphan e tem mais de 30 anos de atuação na área, foi substituída por Silva, que trabalhava com o deputado e não tem na trajetória na área. Silva era cinegrafista na Câmara Municipal de Juiz de Fora, na Zona da Mata.

O ministro tem 30 dias para responder aos questionamentos. Além de perguntas sobre a nomeação, a parlamentar pede explicações sobre o corte de orçamento da pasta e a como se dará a preservação do patrimônio histórico e cultural com esse contigenciamento.

A deputada Áurea Carolina afirma no documento que “o desmanche do setor cultural tem sido visto com estranheza e muita preocupação. “Minas Gerais reúne 60% de todo o patrimônio tombado do país, dentre ele nove cidades. A Superintendência do Iphan no estado é uma das mais complexas dentro da estrutura nacional do instituto”, observa a parlamentar.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)