(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Belo Horizonte volta a ter chuva após um mês de estiagem

Última chuva ocorreu em agosto e acompanhada de granizo. Defesa Civil divulgou alerta e Inmet prevê dias nublados até domingo


25/09/2019 08:53 - atualizado 25/09/2019 10:29

Chuva no Bairro Cidade Nova, Região Nordeste de Belo Horizonte(foto: Renata Neves/EM/DA Press)
Chuva no Bairro Cidade Nova, Região Nordeste de Belo Horizonte (foto: Renata Neves/EM/DA Press)


A quarta-feira começou com chuva em diversas regiões de Belo Horizonte. A precipitação coloca fim a uma estiagem que durou pouco mais de 30 dias. Segundo a meteorologia, a previsão é de que o tempo fique instável até domingo, e quem gosta dos dias nublados precisa aproveitar, porque já na semana que vem a chuva vai embora e a temperatura volta a subir. 

Por volta das 8h30, chovia nas regiões dos bairros Pampulha, Dom Cabral, Cidade Nova, São Francisco, Caiçaras, Buritis, Sion e Anchieta. A Defesa Civil de Belo Horizonte divulgou um alerta válido até as 8h desta quinta-feira, 26, com possibilidade de chuvas com volumes entre 20 e 40 milímetros. 

Céu nublado na Praça do Papa, Região Centro-Sul de BH(foto: Jair Amaral/EM/DA Press)
Céu nublado na Praça do Papa, Região Centro-Sul de BH (foto: Jair Amaral/EM/DA Press)


O meteorologista Cléber Souza, do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), lembra que não chovia na capital desde 23 de agosto, quando houve granizo em algumas partes da cidade. “O que provoca chuva no Sudeste é o 'cavado', sistema de circulação dos ventos na atmosfera que aumenta a nebulosidade. Não é frente fria. A partir de hoje até domingo pode ocorrer chuva em todo o estado de Minas Gerais devido ao sistema”, explicou. 




As chuvas mais intensas em BH devem ocorrer amanhã e na sexta-feira. A temperatura também começa a cair com a cobertura de nuvens. A máxima hoje não deve passar dos 24°C. Ontem, foi 29°C. A mínima em BH hoje foi de 13°C no Cercadinho, Região Oeste de Belo Horizonte. Na Pampulha, a mínima foi de 15°C no início da manhã. 

Chuva no Bairro Palmares(foto: Renata Neves/EM/DA Press)
Chuva no Bairro Palmares (foto: Renata Neves/EM/DA Press)


A chuva começou no Sul e Campo das Vertentes, onde já houve registro de 30 milímetros de volume. Ainda hoje, pode chover nas regiões do Triângulo Mineiro, Oeste, Campo das Vertentes, Zona da Mata e municípios da Grande BH. “A tendência é que o sistema melhore a qualidade do ar até domingo. É bom aproveitar essa semana, porque de domingo em diante volta o calor”, alerta o meteorologista. 

Nas redes sociais, moradores de Belo Horizonte comemoraram a volta da chuva após dias de calor intenso. Veja algumas postagens: 






receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)