(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Calor chega aos 35°C na manhã desta sexta em Belo Horizonte

Temperatura alta foi registrada por volta das 11h, mas às 9h já havia registro superior aos 30°C na capital. Alívio deve vir no fim de semana


postado em 13/09/2019 11:36 / atualizado em 13/09/2019 13:28

Umidade relativa do ar vai continuar baixa nesta sexta(foto: Paulo Filgueiras/EM/D.A Press)
Umidade relativa do ar vai continuar baixa nesta sexta (foto: Paulo Filgueiras/EM/D.A Press)


A sexta-feira promete recorde de temperatura alta em Belo Horizonte. E desta vez o calor intenso começou mais cedo. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), uma das estações meteorológicas da capital já marcou 35°C nesta manhã. O alívio deve vir no fim de semana, mas com a máxima ainda em 30°C.

Conforme a meteorologista Anete Fernandes, às 9h, no Bairro Santo Agostinho, Região Centro-Sul de BH, a temperatura chegou a 30,3°C. Às 11h, eram 35°C na Pampulha e na Estação do Cercadinho, Região Oeste da capital. 



No entanto, segundo ela, não é possível dizer que esta é a manhã mais quente do ano, já que também é preciso considerar a temperatura mínima do dia. Hoje na capital mineira, ela foi de 22,1°C, mas em 5 de março, os termômetros marcaram 22,7°C no início do dia. 

A previsão de que hoje seja o dia mais quente do ano está mantida. À tarde, o calor deve chegar aos 36°C e o clima continua seco. Vale o alerta para evitar exposição ao sol, usar protetor solar, evitar alimentos mais pesados, como frituras, e ingerir bastante líquido para evitar a desidratação. 

(foto: Defesa Civil de BH/Divulgação)
(foto: Defesa Civil de BH/Divulgação)


“O que vale a pena é chamar atenção para as pessoas não se alarmarem. Vai ter um refresco amanhã, com queda de uns seis graus”, explica Anete Fernandes, do Inmet. Ela explica que no sábado e no domingo aumenta o transporte de umidade para o interior, favorecendo a variação de nebulosidade. Com mais nuvens, a umidade relativa do ar não deve ser inferior aos 35%. Já a temperatura deve variar entre 18°C e 30°C. 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)