(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas CLIMA

Calorão com promessa de recorde nesta sexta-feira e 'refresco' no fim de semana

Meteorologia prevê temperatura de até 36°C em BH, superando a máxima do ano, registrada na quinta. Alívio é esperado para sábado e domingo, com marcas em torno dos 30°C. Baixa umidade persiste


postado em 13/09/2019 06:00 / atualizado em 13/09/2019 07:46

Nathalia Gama seguiu a recomendação para dias de baixa umidade: levou água para consumir na rua e ainda refrescou a pele(foto: Ramon Lisboa/EM/D.A Press)
Nathalia Gama seguiu a recomendação para dias de baixa umidade: levou água para consumir na rua e ainda refrescou a pele (foto: Ramon Lisboa/EM/D.A Press)

O calor escaldante em Belo Horizonte faz a população usar a criatividade em busca de alívio. Praças e sorveterias foram os locais prediletos dos moradores para tentar amenizar a sensação provocada pelos 35,4°C marcados ontem. Foi o dia mais quente e mais seco do ano em pleno inverno, superando os 35°C registrados em fevereiro, no verão. A umidade relativa do ar ficou em 15%, considerado estado de alerta. Se engana quem acredita que não tem como ficar quente. Hoje, os termômetros podem marcar 36°C. O “refresco” só deve vir no fim de semana, quando a temperatura máxima deve ficar em 30°C. Ainda não há possibilidade de chuva na capital mineira.

O inverno em Belo Horizonte está com temperaturas nas alturas, como há muito tempo não se via. Por diversos dias, a máxima registrada ficou acima de 30°C, batendo o recorde de calor da estação em diferentes ocasiões. Segundo o meteorologista Claudemir de Azevedo, do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a situação não é incomum, mas o calor se adiantou um pouco. “Geralmente ocorrem esses picos de temperatura, mas ele são mais comuns na primavera. Estamos a praticamente 10 dias do fim do inverno. A massa de ar seco persiste, então deve continuar alta (a temperatura)”, disse o especialista.

Os moradores devem se preparar. O calor vai continuar hoje. O ápice de temperatura ocorreu na tarde de ontem, como já previsto pelos meteorologistas. Os termômetros dispararam e marcaram 35,4°C, superando a marca de 35°C do ano. “Foi por causa dessa forte massa de ar seco que ainda está atuando com intensidade. Amanhã (hoje), vai continuar quente, inclusive com a possibilidade de chegar a 36°C”, afirmou Claudemir Azevedo.

O refresco deve vir no fim de semana. Mas, mesmo assim, as temperaturas vão continuar nas alturas. “Uma frente fria vai avançar pelo Sudeste do país. Isso fará com que a umidade aumente e a temperatura máxima diminua um pouco. A previsão é que os termômetros marquem até 30°C no sábado e no domingo”, comentou Azevedo.

O deserto é aqui


Além do calor, os moradores de Belo Horizonte enfrentam a baixa umidade relativa do ar. A cidade teve a menor marca do ano ontem. Os índices atingiram 15%, o que pode trazer danos à saúde. A Organização Mundial de Saúde (OMS) considera índices entre 21% e 30% como estado de atenção; entre 12% e 20%, de alerta, e abaixo de 12%, estado de emergência. A umidade relativa do ar ideal é 60%.

A Defesa Civil de Belo Horizonte emitiu um alerta para a baixa umidade com duração ainda hoje. Para enfrentar o tempo seco, a regra número um é a hidratação. Recomendação seguida por Nathalia Gama, que não dispensou a garrafa d'água ao caminhar ontem na capital mineira e até usou o líquido para refrescar a pele.

Outros cuidados devem ser observados. O período recomendado para a prática de atividades físicas é antes das 10h e após as 17h. Outras orientações são usar roupas leves, fazer refeições frugais, incluindo frutas e verduras, além de usar sombrinha ou guarda-chuva para andar nas ruas no período mais quente. A hidratação deve ser reforçada com a ingestão de bastante líquido. Os idosos e crianças também atenção, pois são suscetíveis a problemas respiratórios. Para reduzir as consequências do clima seco, a receita é investir na hidratação, consumindo muitos líquidos e lavando o nariz com soro fisiológico, além de hidratar a pele.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)