(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Suspeita de sarampo fecha hospital e três centros de saúde nesta quinta em BH

A unidade de emergência do Hospital Julia Kubitschek (HJK) foi temporariamente fechada para a limpeza e vacinação dos pacientes. O mesmo aconteceu nos postos de saúde Paraúna, Miramar e Túnel de Ibirité


postado em 12/09/2019 17:46 / atualizado em 12/09/2019 17:56

Hospital Julia Kubitschek teve o atendimento suspenso nesta quinta-feira(foto: Edesio Ferreira/EM/D.A Press. )
Hospital Julia Kubitschek teve o atendimento suspenso nesta quinta-feira (foto: Edesio Ferreira/EM/D.A Press. )

Os riscos de transmissão do sarampo, doença que avança por Minas Gerais, continua provocando transtornos em Belo Horizonte. Somente nesta quinta-feira, um hospital e mais três centros de saúde  tiveram o atendimento suspensos por causa da suspeita da moléstia. Entre as unidades, está o Hospital Julia Kubitschek (HJK). A paciente foi levada para um leito de isolamento. O protocolo de desinfecção e vacinação de pacientes foi realizado. Somente neste ano, já são 18 casos confirmados da moléstia e outros 288 estão em investigação.

De acordo com a Fundação Hospitalar de Minas Gerais (Fhemig), o atendimento no Hospital Julia Kubitscheck foi suspenso depois da entrada de uma paciente, do sexo feminino, moradora de Contagem, na Região Metropolitana de Belo Horizonte. “A paciente encontra-se em leito de isolamento e estável clinicamente. A Unidade de Emergência do hospital foi fechada temporariamente para limpeza do local, e realização de busca dos contatos para vacinação. O caso já foi notificado à Secretaria Municipal de Saúde”, informou.

Essa não foi a primeira vez que hospitais da rede Fhemig tiveram o atendimento suspenso. O protocolo entrou em operação no Hospital Infantil João Paulo II. No Hospital Eduardo de Menezes, pacientes com suspeita da doença também deram entrada. Mas, segundo a Fhemig,  “a unidade já é referência em doenças infecto-contagiosas e possui leitos de isolamento”.

Centros de saúde interditados


O protocolo de interdição também atingiu centros de saúde de Belo Horizonte. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (SMSA), a suspensão de atendimento aconteceu, nesta quinta-feira, nas unidades Paraúna, em Venda Nova, Miramar, e Túnel de Ibirité, ambas no Barreiro. “São executadas de forma profilática para resguardar a saúde das pessoas do local e evitar transmissões. A suspensão temporária no atendimento, diante de um caso suspeito de sarampo, dura em média duas horas”, informou a pasta.

Casos aumentam


Já chegam a 18 os casos confirmados de sarampo em Minas Gerais, segundo o boletim da Secretaria de Estado de Saúde divulgado nesta quarta-feira. Desde o início de 2019, foram notificados 489 casos. E destes, 288 estão em investigação.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)