Publicidade

Estado de Minas

Início de rebelião em Presídio de Nova Lima mobiliza PM

De acordo com Sejusp, a confusão durou cerca de uma hora e ficou sob controle sem registro de fugas


postado em 11/09/2019 14:57 / atualizado em 11/09/2019 17:39

Presídio de Nova Lima fica no Centro do município(foto: Juarez Rodrigues/EM/D.A. Press - 04/12/2005)
Presídio de Nova Lima fica no Centro do município (foto: Juarez Rodrigues/EM/D.A. Press - 04/12/2005)

Uma confusão dentro do Presídio de Nova Lima, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, mobilizou até policiais militares nesta quarta-feira. Detentos tentaram danificar estruturas das celas da prisão para uma possível fuga.

De acordo com a Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), o alvoroço começou por volta das 12h e foi controlado uma hora depois por agentes penitenciários do Comando de Operações Especiais do Sistema Prisional (Cope).

A Polícia Militar (PM) foi acionada e deu apoio externo à ocorrência. Ruas que dão acesso à unidade prisional, no Centro da cidade, foram interditadas. Não foram registradas fugas.

Ainda segundo a Sejusp, a unidade prisional está sob controle e segue a rotina. “A direção do presídio irá instaurar um procedimento interno para apurar administrativamente as motivações do ocorrido e avaliar possíveis danos ao patrimônio público”, afirmou em nota.
 
De acordo com uma fonte ligada ao sistema prisional ouvida pelo Estado de Minas, os detentos que lideraram o motim serão transferidos para o presídio de Francisco Sá, na Região Norte do estado.
 
Essa unidade prisional se tornou referência em Minas Gerais, pois está localizada em um espaço geográfico sem sinal telefônico. Por isso, os internos têm menos risco de comandar crimes de dentro do presídio.  
 
* Estagiária sob supervisão do subeditor Frederico Teixeira.


Publicidade