(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Movimentos ligados à população em situação de rua protestam contra instalação de pedras sob viadutos

Segundo a prefeitura, colocação das pedras visa evitar danos a estrutura dos viadutos. Para os movimentos a ação é higienista


postado em 03/09/2019 12:33 / atualizado em 03/09/2019 13:57

(foto: Edésio Ferreira/EM/D.A. Press)
(foto: Edésio Ferreira/EM/D.A. Press)

Movimentos ligados à população em situação de rua organizaram uma manifestação na manhã desta terça-feira contra a decisão da Prefeitura de Belo Horizonte de instalar pedras pontiagudas sob viadutos da capital. Os manifestantes se reuniram na porta da PBH para reivindicar a suspensão da fixação das pedras, além da expansão e implementação de programas voltados para atender essa população. 

Segundo nota de repúdio, assinada por nove movimentos, a decisão da prefeitura é considerada como higienista em relação a população em vulnerabilidade social. “Essa é uma clara política higienista e desumana no trato com a população em situação de rua. Vimos com estranheza essa ação que protege os espaços públicos e não investe em políticas estruturantes para a população que mora e sobrevive nas ruas”, afirmam.

Também através da nota, os movimentos destacam que estão abertos ao debate, mas ressaltaram que não foram ouvidos sobre o tema em questão.



Os manifestantes também reivindicaram o aumento de vagas no Programa Bolsa Moradia, a implementação do programa de geração de trabalho e renda, a abertura dos restaurantes populares nos finais de semana e a melhoria das condições de serviços de acolhimento.
 
Procurada à respeito do protesto, a PBH ainda não havia  se manifestado. Quando da primeira instalação das pedras nos viadutos da capital, a prefeitura afirmou que o objetivo era evitar danos às estruturas dos viadutos.

(foto: Mariana Fontes/Divulgação)
(foto: Mariana Fontes/Divulgação)


*Estagiária sob supervisão do subeditor Frederico Teixeira


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)