(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

PM recaptura dois dos três foragidos de presídio no Norte de Minas

Detentos escaparam da Penitenciária de Segurança Máxima de Francisco Sá na madrugada dessa segunda-feira


postado em 03/09/2019 10:23 / atualizado em 03/09/2019 14:28

(foto: Reprodução)
(foto: Reprodução)


Foram recapturados pela Polícia Militar (PM) dois dos três detentos que fugiram da Penitenciária de Segurança Máxima de Francisco Sá, no Norte de Minas Gerais, na madrugada desta segunda-feira, após serrarem as grades da cela onde estavam recolhidos. Os detentos Jan Gomes de Souza, de 31 anos; e Warley Miranda de Oliveira, de 34, foram encontrados e presos as margens da BR-251, km 476, perto da área urbana de Francisco Sá, na noite de segunda-feira. A ação também contou com o apoio de equipe do Sistema Prisional, da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp). 


A Penitenciária de Francisco Sá fica localizada a 12 quilômetros da área urbana do município, próxima ao distrito de Cana Brava. Foi a primeira fuga do presídio desde a inauguração da unidade, em 2004. 

Conforme informou a Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública, por volta das 2h de segunda-feira, agentes penitenciários de plantão da  penitenciária notaram uma grade de acesso ao “pavilhão A” retorcida e uma concertina danificada. Depois de uma ronda no entorno da prisão,  constataram a presença de uma tereza (corda artesanal), usada pelos fugitivos para ultrapassar o muro, no ponto onde a concertina foi rompida. 

Toda a equipe foi acionada e feitas  a revista e a contagem dos presos, quando foi  constada a fuga dos três detentos. 

Às 21h20 de segunda-feira, a Polícia Militar recebeu a denúncia das presenças de dois indivíduos as margens da BR 251, na área da chamada Serra de Francisco Sá, onde os caminhões e carretas diminuem a velocidade por causa dos riscos de acidente. Imediatamente, várias equipes da PM e do sistema prisional deslocaram para o local, onde localizaram e prenderam o fugutivo Jan Gomes de Souza  na rodovia.

Conforme a Policia Militar, Warley Miranda de Oliveira embrenhou no mato e saltou um despinhadeiro, sendo perseguido. As equipes de buscas tiveram muito trabalho, pois, além da escuridão, o terreno é ingrime e de difícil acesso. O fugitivo foi recapturado a cerca de 200 metros da BR 251, depois de cair de um barranco. 

Jan Gomes de Souza e Warley Miranda apresentavam escoriações pelo corpo e disseram para os policiais que estavam sem alimentação desde que iniciaram a fuga. Eles  foram atendidos no Hospital Municipal de Francisco Sá, depois apresentados na delegacia de plantão de Montes Claros, antes de serem levados de volta á penitenciária de onde fugiram.

Ainda de acordo com a PM, Jan e Warley disseram que não sabiam o rumo tomado pelo terceiro fugitivo, Deivison Oliveira Santos, que continua sendo procurado. Também não revelaram detalhes do planejamento da fuga. 

Condenado  por homicídio e roubo, Deivison Oliveira Santos é um “especialista” em fugas, tendo escapado três vezes da Cadeia Pública de Rio Pardo de Minas. Ele tinha conseguido fugir da cadeia de Rio Pardo pela última vez em novembro de 2016, quando foi recapturado logo em seguida, ao tentar pegar “carona” a beira da LMG-631, estrada Rio Pardo/Taiobeiras. Depois, foi levado para a Penitenciária de Segurança Máxima de Francisco Sá.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)