Publicidade

Estado de Minas

Boa mesa em festa: conheça os premiados da Encontro Gastrô - O melhor de BH 2019

Cerca de 600 convidados aplaudiram os campeões das 38 categorias da principal publicação sobre gastronomia em Minas Gerais


postado em 27/08/2019 23:54 / atualizado em 28/08/2019 09:01

O chef Rodrigo Fonseca, do Taste-Vin (foto: Samuel Gê/Encontro)
O chef Rodrigo Fonseca, do Taste-Vin (foto: Samuel Gê/Encontro)

 
Os ventos andam doces lá pelas bandas do Taste-Vin, eleito como Melhor Restaurante, Melhor Carta de Vinhos e Melhor Francês pela Encontro Gastrô - O Melhor de BH 2019. Rodrigo Fonseca, que também leva o título de Melhor Chef, tem passado mais tempo dentro da cozinha desde que deixou a sociedade da importadora de vinhos Premium. "Fiz umas contas e achei que teria pelo menos uns 25% a mais de tempo livre", diz. "Mas que nada. Estou mais presente no restaurante: revendo processos, aperfeiçoando as receitas e criando". Uma das novidades é o menu de sobremesas que foi reforçado com a entrada do mil-folhas com massa assada diariamente, geleia de frutas vermelhas preparada na casa e créme patissiére. E para fechar, mais duas opções feitas com chocolate. Entre elas, uma semiesfera que, ao ser banhada por chocolate quente se abre, revelando um bolo em camadas: crocante de chocolate e amêndoas, mi-cuit de chocolate (bolo sem farinha), suco de manga e maracujá e ganache de chocolate. "Sempre levamos o prêmio para o salão e agradecemos a participação de toda equipe. Pedimos empenho para que no próximo ano estejamos de novo aqui", diz o chef.

A Encontro Gastrô - O Melhor de BH 2019 é a principal publicação de gastronomia de Minas Gerais. Em sua 17ª edição, a revista elegeu 38 profissionais e estabelecimentos divididos em quatro grupos: Lanches e Guloseimas; Diversão; Restaurantes; e Profissionais. O evento aconteceu no Centro de Inovação Unimed BH, no Funcionários, e reuniu cerca de 600 convidados. Uma realização da Revista Encontro, Diários Associados e jornal Estado de Minas, a Gastrô tem como principal missão fomentar um dos setores que mais representa a cultura do nosso estado. São três meses de trabalho intenso até se chegar aos ganhadores. A escolha é feita através da votação de 50 jurados - o júri é formado por profissionais liberais, empresários e personalidades que não têm nenhum tipo de relação com qualquer estabelecimento - e dos votos vindos pelo site da revista. Este ano, mais de 400 mil leitores escolheram seus preferidos online.

Durante o coquetel, com direito a pocket show da banda Jazz’n’Coffee, os convidados ficaram sabendo em primeira mão quem são os melhores da cidade. Entre as novidades, levou o prêmio de Restaurante Revelação, o Coco Bambu, inaugurado em julho de 2018. A unidade da rede cearense na capital vive lotado. Por mês, mais de 30 mil pessoas passam pela casa principalmente, para comer camarão. Só desse crustáceo são consumidas quatro toneladas a cada 30 dias. "Esse prêmio é a concretização de que fomos realmente aceitos pelos belo-horizontinos, que é um cliente muito exigente", explica o sócio Elias Bachá. "É importante para a equipe e ajuda a fortalecer a ideia de expansão na capital", completa. Uma nova unidade deve ser inaugurada em breve.

Com apresentação do diretor da Revista Encontro, André Lamounier, e do humorista Fabiano Combota, a premiação levou outro estreante, Caio Soter, ao palco. O advogado trocou o escritório pela cozinha há dez meses e hoje é responsável pela cozinha do Alma Chef. "Durante 10 anos me dividi entre a advocacia e a gastronomia", conta Caio. "Receber esse prêmio me fez ver que estou no caminho certo." Adriana Martins Gomes, dona do Mocca Coffee and Meals, ficou radiante com o primeiro lugar no pódio. "No ano passado, ficamos em segundo. Queríamos muito vencer", comemora ela que, além da loja no Vila da Serra, acaba de abrir um novo endereço na Avenida Brasil, no Santa Efigênia. Ainda foi premiado o casal Marinete Silva e Luiz Antônio Ferreira, proprietários do Kxote, que apresentou o prato Frevo Mineiro, eleito o melhor pelo Festival Botecar 2019.

No ano em que BH assistiu a abertura de vários estabelecimentos, a disputa foi ainda mais concorrida. Um dos principais destaques fica por conta de Leo Paixão. O dono do Glouton, Nicolau Bar da Esquina e Nico Sanduíches ganhou cinco vezes consecutivas na categoria Melhor Chef, o que o levou ao grupo de Hors Concours, juntamente com o chef Ivo Faria (Vecchio Sogno) e o sommelier Denis Marconi (Taste-Vin). Leo é um furacão. Até o final do ano, abre um bar de jazz no Automóvel Clube. "Será um lugar pequeno, para beber coquetel e ouvir boa música", diz ele, que também virou estrela de TV. É um dos três mentores do Mestre do Sabor, reality gastronômico da Globo comandado pelo francês Claude Troisgros, com lançamento marcado para outubro. Em rede nacional, Paixão vai ensinar o que Minas tem: a melhor comida do Brasil.

Clique nos links abaixo e saiba mais sobre os estabelecimentos e profissionais premiados por Encontro Gastrô - O Melhor de BH 2019

Lanches e Guloseimas

Bufê de festa - Bouquet Garni
Cafeteria - Mocca Coffee and Meals
Chocolateria / Doceria - Fany Bombons
Confeitaria e Salgados - Boca do Forno
Hambúrguer/Sanduíche - Madero
Padaria - Boníssima
Pão de Queijo - Verdemar
Gelateria / Sorveteria - Mi Garba Gelateria
Novidade do Ano / Lanches e Guloseimas - Casa Grão

Diversão

Balada -  Land Spirit
Bar / Botequim - Nicolau Bar da Esquina
Carta de Drinques - Kanpai
Choperia - Ateliê Wäls
Novidade do Ano / Diversão - The House Food & Fun

Restaurantes

Bufê Self-service - Projeto Sabor
Churrascaria - Porcão
Cozinha Light/Salada - Santafé
Pizzaria - Olegário Pizza e Forneria
Restaurante Tradicional - Casa dos Contos
Cantina / Trattoria - Anella Ristorante
Cozinha do Mundo - Casa de Abrahão - O Jardim Secreto
Cozinha Mineira - Xapuri
Português - Caravela
Japonês - Udon
Bistrô - D’Artagnan
Carne / Parrilla - La Macelleria
Cozinha Variada - Mercado Grano
Cozinha Contemporânea - Glouton
Italiano - Vecchio Sogno
Peixes  / Frutos do Mar - Alguidares
Francês, carta de vinhos e melhor restaurante de BH - Taste-Vin
Restaurante revelação - Coco Bambu

Profissionais

Maître - Denise Rache (D’Artagnan)
Sommelier - Nella Cerino (O Italiano)
Chef Revelação - Caio Soter (Alma Chef)
Chef - Rodrigo Fonseca (Taste-Vin)
 
*Revista Encontro 


Publicidade