(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Incêndio em área de preservação mobiliza o Corpo de Bombeiros

Chamas se espalham pela vegetação em Uberlândia, na Região do Triângulo Mineiro. A suspeita do Corpo de Bombeiros é que moradores tenham provocado o fogo


postado em 27/08/2019 15:20 / atualizado em 27/08/2019 18:32

Grandes labaredas assustaram motoristas e pedestres que passaram pelo local(foto: Corpo de Bombeiros/Divulgação)
Grandes labaredas assustaram motoristas e pedestres que passaram pelo local (foto: Corpo de Bombeiros/Divulgação)

Militares do Corpo de Bombeiros tentam apagar um incêndio que se espalha rapidamente por uma área de preservação em Uberlândia, na Região do Triângulo Mineiro. A suspeita é que vândalos tenha provocado as chamas. O mesmo local já tinha sido palco de outra queimada na última semana.



O fogo se espalha rapidamente pela área verde localizada às margens da Avenida Rio Mississipi, no Bairro Mansour, que fica na divisa com o Bairro Cidade Verde. Duas viaturas do Corpo de Bombeiros estão empenhadas na ocorrência. As labaredas altas assustaram motoristas que passavam próximo ao local.

Segundo o Corpo de Bombeiros, ocorrências de incêndio são comuns dentro da área de preservação nesta época do ano. Na última semana, uma outra queimada foi combatida pelos militares.

Desta vez, a corporação acredita que moradores atearam fogo na vegetação. Ninguém foi detido pelos militares. A área que foi destruída pelas chamas ainda não foi mensurada.

A área destruída pelo incêndio ainda não foi mensurada(foto: Corpo de Bombeiros/Divulgação)
A área destruída pelo incêndio ainda não foi mensurada (foto: Corpo de Bombeiros/Divulgação)

 

Incêndios em Minas


As queimadas em estão em alta em Minas. Entre 1º de janeiro e o último dia 26, foram detectados 2.919 pontos de calor no estado, contra 1.647 no mesmo período de 2018, alta de 77%. O aumento de ocorrências espelha cenário parecido em todo o Brasil, com 82.285 focos neste pouco menos de oito meses, variação de 80% em relação a período idêntico do ano passado. Os dados foram extraídos do acompanhamento anual feito pelo Inpe. Realizado desde 1994, o monitoramento capta imagens de baixa (30 metros a 1 quilômetro) e média (10 a 50 metros) resolução espacial para estimar a superfície queimada no país.

As queimadas também preocupam outras cidades do Triângulo Mineiro. Em áreas como a de Uberaba, o número de incêndios florestais é tamanho que, até o mês passado, o Corpo de Bombeiros ficou impossibilitado de atender a 395 outras ocorrências simultâneas a chamados para combate a focos em vegetação. De acordo com o comandante da corporação na cidade, o tenente-coronel Nivaldo Machado, muita gente tende a subestimar os riscos do fogo. Os dados da sobrecarga sobre os militares se referem aos seis primeiros meses deste ano, e podem subir ainda mais, já que o período crítico vai até a setembro.

Chamas se espalharam por vegetação às margens de rodovia(foto: Reprodução)
Chamas se espalharam por vegetação às margens de rodovia (foto: Reprodução)

Grande BH


Um outro incêndio mobilizou o Corpo de Bombeiros na Região Metropolitana de Belo Horizonte. As chamas se espalharam rapidamente pela vegetação às margens da BR-262, em Sabará, próximo ao Bairro Borges. O fogo se aproximou de uma unidade de educação infantil. Os militares conseguiram conter a queimada. Não houve feridos. As causas ainda serão investigadas. A área destruída não foi divulgada.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)