(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

De 30°C para 9°C: BH tem recorde de calor no inverno e pode ter frio intenso até domingo

Frente fria que passa por Minas Gerais faz tempo mudar completamente na capital mineira. Esta terça-feira foi o dia mais quente do inverno. Chuva e frio estão previstos para os próximos dias


postado em 13/08/2019 16:17 / atualizado em 13/08/2019 17:32

Tempo vai mudar drasticamente em Belo Horizonte nos próximos dias(foto: Juarez Rodrigues/EM/D.A Press e Jair Amaral/EM/D.A Press.)
Tempo vai mudar drasticamente em Belo Horizonte nos próximos dias (foto: Juarez Rodrigues/EM/D.A Press e Jair Amaral/EM/D.A Press.)

O frio registrado logo cedo em Belo Horizonte, rapidamente se dissipou com o sol que ficou ainda mais forte com o céu claro da cidade. A capital mineira acabou registrando do dia mais quente do inverno, com os termômetros indicando 30,6ºC na Pampulha. Mas, podem preparar as roupas quentes. A passagem de uma frente fria, seguida de uma massa de ar polar, vai fazer as temperaturas despencarem e até provocar chuva em cidades da região metropolitana até o próximo domingo.

O calor registrado nesta terça-feira é causado por uma frente fria que avança pelo litoral do Rio de Janeiro. “Sempre com a passagem das frentes frias há este aumento da temperatura”, explicou o meteorologista Cleber Souza, do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). E a temperatura realmente aumentou.

Dados do Inmet mostram que o calor mais intenso foi sentido na região da Pampulha. Na estação meteorológica, os termômetros marcaram 30,6°C. Na estação localizada no Bairro Santo Agostinho, na Região Centro-Sul de Belo Horizonte, a temperatura chegou a 30,4°C. A cidade também sofreu com o tempo seco. A umidade relativa do ar ficou em 23%, o que é considerado estado de atenção pela Organização Mundial de Saúde (OMS). A cidade não registra chuva significativa há 69 dias.

Cuidado com o frio...


As altas temperaturas devem dar uma trégua em Minas Gerais. A chegada de uma frente fria, seguida por uma massa de ar polar, vai mudar drasticamente o tempo no estado. “A frente fria vai fazer aumentar a nebulosidade no Centro-Sul e no Leste do estado. A temperatura vai cair bastante. Teremos um declínio acentuado da máxima já nesta quarta-feira”, afirmou Cleber Souza. Segundo ele, algumas cidades, inclusive na região metropolitana, podem ter chuva.

O frio vai ficar mais intenso a partir de quinta-feira. “A frente fria passa rápido na quarta-feira e na quinta-feira chega outra massa de ar polar. Com isso, a mínima despenca. Teremos um fim de semana com bastante frio, inclusive, algumas cidades podem ter temperaturas próximas a 0°C. Em BH, a mínima deve chegar a 9°C até sábado”, disse.

A Defesa Civil de Belo Horizonte emitiu um alerta para as baixas temperaturas. O órgão alertou que o frio deve ficar abaixo de 11°C no amanhecer. Além disso, ventos fortes podem atingir a capital mineira.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)