Publicidade

Estado de Minas

Prefeitura de BH prorroga prazo para cadastramento escolar

Pais e responsáveis poderão inscrever crianças na rede municipal até 12 de julho. Cadastro é feito pela internet


postado em 01/07/2019 21:56

(foto: Paulo Filgueiras./EM/ D.A Press - 08/07/2016)
(foto: Paulo Filgueiras./EM/ D.A Press - 08/07/2016)

 

A Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Secretaria Municipal de Educação, prorrogou, para o dia 12 de julho, o prazo do cadastramento escolar para o ano de 2020. Segundo a pasta, o adiamento aconteceu para atendeu aos pais e responsáveis, que podem ter perdido o prazo por conta do feriado prolongado de Corpus Christi e das festas juninas.


O cadastramento é voltado para alunos residentes em Belo Horizonte que desejam se matricular no Ensino Fundamental ou na Educação Infantil da rede municipal. A inscrição deve ser feita no portal da Prefeitura e pode ser realizada pelo pai, mãe ou responsável pelo estudante ou ainda pelo próprio interessado, se maior de 18 anos. Todas as informações encontram-se disponíveis no portal.


cadastramento é feito somente pela internet. Quem não tem acesso à rede pode procurar as diretorias regionais de Educação de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, para fazer uso do computador.


Outra opção é utilizar, nos fins de semana, os laboratórios de informática das escolas municipais que possuem atendimento do programa Escola Aberta. No total, 171 escolas estão disponíveis para esse atendimento.


Ensino Fundamental


Para o Ensino Fundamental podem se cadastrar os alunos que completarem seis anos até o dia 31 de março de 2020, além de estudantes, de qualquer idade, que estão em outras redes e querem mudar de escola. O cadastramento é necessário também para alunos de escolas municipais que não ofertam o prosseguimento no fluxo escolar do Ensino Fundamental.


Alunos que estão concluindo o 2° Ciclo e estudam em escolas que não oferecem o 3° Ciclo terão que ser cadastrados, já que não haverá o encaminhamento automático.


Para as crianças já matriculadas em turmas de Educação Infantil nas escolas municipais de Ensino Fundamental, a vaga no 1º ano é garantida e não é necessário o cadastramento pela internet. Para as crianças matriculadas nas escolas municipais de Educação Infantil e nas creches parceiras, o cadastramento é obrigatório.


O resultado do cadastramento escolar para o Ensino Fundamental será disponibilizado no dia 30 de setembro no Portal da Prefeitura. As matrículas ocorrerão entre os dias 7 e 11 de outubro nas secretarias escolares.


Educação Infantil


O cadastramento escolar para Educação Infantil é aberto para crianças de 0 a 5 anos. Para o próximo ano, todas as crianças cadastradas na faixa de 3 a 5 anos terão vaga assegurada.


Além da pré-escola, também podem ser inscritas as crianças com idades entre 0 e 2 anos, que serão atendidas de acordo com a disponibilidade de vagas. Neste ano, as mães grávidas poderão fazer o cadastramento com seu próprio nome e, no campo referente à data de nascimento, utilizar o dia de preenchimento do formulário.


O resultado do cadastramento para a Educação Infantil será divulgado no site da Prefeitura, no dia 30 de agosto. Entre os dias 2 e 6 de setembro haverá o sorteio público das vagas restantes e o período de matrícula será de 2 a 13 de setembro.

 

Com informações da Prefeitura de Belo Horizonte 


Publicidade