
A força da batida provocou um incêndio que se alastrou pelos destroços do veículo e da construção rodoviária, exigindo uma ação rápida dos bombeiros e se refletindo em interdição parcial do sentido Brasília da estrada e num engarrafamento que chegou a atingir 10 quilômetros de extensão. Depois de três horas de trabalhos, as equipes de socorro de bombeiros militares conseguiram retirar dos escombros o corpo do motorista da carreta.
Cinco viaturas do Corpo de Bombeiros e o helicóptero Arcanjo 4 atenderam à ocorrência. O caminhão, que transportava placas de ardósia e pegou fogo, tinha a placa GWI 7792 e era da cidade de Papagaios, na Região Central do estado, a 150 quilômetros de Belo Horizonte. De acordo com os militares, a estrutura da balança desativada foi completamente danificada e o local foi tomado por uma densa fumaça, o que dificultou a visualização de vítimas e o trabalho de procura dos socorristas.

O local do acidente é uma reta com 2,5 quilômetros de extensão e duas pistas por sentido, sem separação física por muretas ou guardrails. Fica bem ao centro do Bairro Florença, próximo à fábrica dos refrigerantes Del Rey e ao lado do Condomínio Vale das Acácias. É um ponto de grande movimentação por ter acessos viários ligando a rodovia a vários corredores que passam pelo bairro e o conectam com outras áreas de Ribeirão das Neves.
A balança do Dnit está abandonada e foi completamente depredada, tendo sido pichado, portas arrancadas e janelas destruídas. O local é também um ponto de travessia de pedestres que insistem e m não utilizar uma passarela que se encontra a apenas 350 metros, sendo também comum o espaço servir para pessoas pedirem carona.