Publicidade

Estado de Minas

Delícias juninas ganham cara nova para o Arraial de Belô

Vencedores do 2º Concurso Prato Junino foram conhecidos neste sábado. Chefs são estudantes de cinco faculdades de gastronomia de BH.


postado em 15/06/2019 12:43

Edésio Ferreira/EM/D.A Press(foto: A chef Carol Silva, da UNA, com o sanduíche Matula da roça)
Edésio Ferreira/EM/D.A Press (foto: A chef Carol Silva, da UNA, com o sanduíche Matula da roça)

Foram conhecidos na manhã deste sábado os pratos vencedores do 2º Concurso Prato Junino, uma seleção de comidas feitas com ingredientes típicos, mas repaginadas no sabor e com apresentação impecável. Essas delícias poderão ser conferidas no espaço Vila Gastronômica, durante os quatro dias do Arraial de Belô, que vai rolar na Praça da Estação a partir do fim do mês.

Participaram do concurso alunos das faculdades de gastronomia da UNA, Pitágoras, Promove, Senac e Estácio de Sá. Cada uma fez uma seleção interna para escolher o representante da instituição no Arraial de Belô. A competição, organizada pela Belotur, teve a parceria ainda da Associação Brasileira de Bares e restaurantes (Abrasel-MG) e da Frente da Gastronomia Mineira. Este ano, os estudantes fizeram em seus pratos homenagem ao legado gastronômico de dona Lucinha, uma das maiores representantes da cozinha mineira, que morreu em abril.

Entre os pratos vencedores está o Milho no Franqueitão, um croquete de milho verde, frango, queijo do Serro servido com redução de quentão. A UNA traz para a festa a Matula da roça: um sanduíche de pão de milho, carne de porco, couve, geleia de pimenta, farofa crocante de torresmo e cebolinha. Do Senac, saiu o Pé de Milho, uma sobremesa deliciosa feita de bolo de milho cremoso com coco e queijo do Serro, coberto com crosta de pé de moleque e pipoca de quentão.

O Trio Ternuna (Faculdade Promove) é um trio de bolinhos de mandioquinha recheados com carne de lata e catupiru, com frango e catupiry e com queijo cremoso, acompanhado de molho picante. Já a faculldade Pitágoras inovou com a Canjica do sertão, um prato salgado feito com canjica branca, carne de sol, requeijão de raspa, queijo canastra, manteiga de garrafa e crispy de cebola e couve

O Arraial de Belô, promovido pela Prefeitura de BH, chega este ano a sua 41ª edição. Ele está marcado para os fins de semana de 29 e 30 deste mês e 6 e 7 de julho.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade