Publicidade

Estado de Minas

Costela bovina do Bar do Kxote vence Botecar 2019

Estabelecimento localizado na Região do Barreiro venceu pela primeira vez a competição e inovou com um petit gâteau de canjiquinha recheado com requeijão. Evento homenageou o congado mineiro


postado em 03/06/2019 22:53 / atualizado em 03/06/2019 23:13

Música ao vivo, comida de qualidade e cerveja gelada: quem compareceu ao encerramento se sentiu em um tradicional boteco de BH(foto: Marcos Vieira/EM/D.A Press)
Música ao vivo, comida de qualidade e cerveja gelada: quem compareceu ao encerramento se sentiu em um tradicional boteco de BH (foto: Marcos Vieira/EM/D.A Press)

 

A edição 2019 do Botecar foi finalizada nesta segunda-feira (3), em evento realizado no Bairro Santa Efigênia, na Região Leste de Belo Horizonte. Em sua 6ª edição, a programação brindou o congado mineiro neste ano e premiou o Bar do Kxote, localizado no Bairro Santa Helena, no Barreiro, com o primeiro lugar, a partir do prato “Frevo Mineiro”.


Para vencer, o Kxote serviu aos clientes uma combinação entre costela bovina cozida ao molho da casa e um petit gâteau de canjiquinha recheado com requeijão. Fatias de banana-da-terra fritas sob uma cama de mostarda também acompanhavam.


Primeira vez que vencemos. É uma maravilha, porque muita gente não acreditava na gente. Nós acreditávamos sozinhos, agarrando em Deus”, comemorou Luiz Antônio Ferreira, proprietário do Bar do Kxote. Ele creditou a conquista ao trabalho de quem administra o comércio e à dedicação dos funcionários. 


O encerramento do festival contou com música ao vivo, tira-gostos típicos dos botequins de Belo Horizonte e uma apresentação de um grupo de congado do Bairro Aparecida, na Região Noroeste da capital mineira.

 

Edição deste ano homenageou o congado mineiro(foto: Marcos Vieira/EM/D.A Press)
Edição deste ano homenageou o congado mineiro (foto: Marcos Vieira/EM/D.A Press)
 


A gente trabalha muito na mineiridade, sempre buscando as raízes para trabalhar com ingredientes tradicionais. Nossa intenção é transformar o produto em um tira-gosto maravilhoso”, explicou Antônio Lúcio Martins, idealizador do Botecar. Ele também ressaltou o papel do evento para atrair turistas e atrair clientes para os 35 bares participantes neste ano.


Além do Bar do Kxote, completaram o pódio do festival os estabelecimentos Barzin Bar, Geraldim da Cida, Bar da Lora e Bar do Zezé.


O evento teve promoção dos Diários Associados, por meio do jornal Estado de Minas, da TV Alterosa e da Revista Encontro. O apoio foi da Prefeitura de Belo Horizonte, a partir da Empresa Municipal de Turismo da capital (Belotur).


 

Confira os ganhadores do Botecar 2019:

 

Os vencedores do Botecar 2019, em ordem, da esquerda para a direita(foto: Marcos Vieira/EM/D.A Press)
Os vencedores do Botecar 2019, em ordem, da esquerda para a direita (foto: Marcos Vieira/EM/D.A Press)
 


1º lugar - Bar do Kxote (Bairro Santa Helena, Barreiro) - Frevo Mineiro (Costela bovina cozida ao molho da casa. Acompanha petit gâteau de canjiquinha recheado com requeijão e fatias de banana-da-terra fritas sob cama de mostarda);

 


2º lugar - Barzin Bar (Bairro Dona Clara, Pampulha - Marujada (Barriguinha suína e moranga assada acompanhados de vinagrete de jiló e geleia de pimenta com gengibre);


3º lugar - Geraldim da Cida (Bairro Grajaú, Região Oeste) - Zumbi dos Palmares (Lombo suado, farofa de farinha de milho com coco, bacon e amendoim. Acompanha molho de rapadura com gengibre e chips de inhame);


4º lugar - Bar da Lora (Mercado Central, Hipercentro) - Tradição da Lora (Tradicional fígado com cebola e jiló, pernil, farofa de miúdos e molho de banana-da-terra com gengibre);

5º lugar - Bar do Zezé (Barreiro) - Bené-Dito (joelho de porco cozido, mandioca na manteiga de garrafa e farofa de jiló).


Publicidade