(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

BH registra chuva e queda de energia nesta segunda-feira; ventos chegam a 95 km/h

Ventania atinge diversos pontos da capital mineira, causando queda de energia nas avenidas Antônio Carlos e do Contorno, além de diversos outros bairros da cidade. Estação Eldorado também registrou falta de luz


postado em 03/06/2019 19:00 / atualizado em 03/06/2019 23:26

A chuva castiga alguns pontos da Região Metropolitana de Belo Horizonte na noite desta segunda-feira (3). A ventania atingiu diversas regiões da capital, como a Noroeste, Pampulha e Centro-Sul – exemplo do vídeo acima, registrado na BR-356, nas proximidades do Bairro Belvedere. Árvores caíram e algumas atingiram veículos. A chuva também provocou queda de energia elétrica em alguns pontos da cidade. De acordo coma Defesa Civil de Belo Horizonte, as rajadas de vento chegaram a 95,76 km/h, na estação automática do Inmet, localizada no Bairro Olhos D'Água, na Região do Barreiro.   

 

Ver galeria . 6 Fotos Marcos Vieira/EM/D.A.Press
(foto: Marcos Vieira/EM/D.A.Press )

 

No Bairro São Lucas, na Região Centro-Sul, uma árvore caiu sobre um carro, no cruzamento das ruas Coronel Fulgêcio e Juiz da Costa Val. No entanto, ninguém ficou ferido. Ainda assim, o incidente derrubou a fiação elétrica e deixa a redondeza sem energia elétrica


Também há relatos de quedas de árvorae nos bairros Funcionários, Santo Antônio e Santa Cruz. As ocorrências atingem o trânsito da Rua Professor Moraes, na esquina com Avenida Afonso Pena; Rua Carangola com Rua São Romão e na Rua Gentil Teodoro.

Piques de luz foram registrados na Avenida Antônio Carlos e nos bairros Prado e Calafate, na Região Oeste de BH, e no Coração Eucarístico, na Região Noroeste. Também na noite desta segunda-feira, a Estação Eldorado ficou sem energia; o momento foi registrado pelos passageiros, que publicaram em redes sociais. O mesmo aconteceu na Estação Vilarinho.

 



Procurada pelo Estado de Minas, a Cemig confirmou que os ventos chegaram a quase 100 km/h na capital mineira. A companhia ainda ressaltou que os bairros mais atingidos com a falta de energia foram os da Região da Pampulha, caso do Itapoã, e o Cidade Nova, na Região Nordeste. 


Também por causa da chuva, o Corpo de Bombeiros atendeu ao menos três ocorrências em BH e em Contagem. Um morador do Bairro Novo Eldorado solicitou ajuda aos agente depois que constatou que sua caixa d’água estava pendurada com risco de cair. 

 

Já no Estrela Dalva, a solicitação é referente a um curto-circuito na rede elétrica de uma casa. Conforme a corporação, a Cemig foi acionada para o local.


Por volta das 15h desta segunda, a Subsecretaria de Proteção e Defesa Civil (Supdec) divulgou um alerta para pancadas de chuva, de até 20 milímetros, que podem ser acompanhadas de rajadas de ventos de até 40 quilômetros por hora. Durante a semana, o frio deve atingir a capital mineira e os termômetros devem marcar até 11°C.

 

Acumulado de chuva (mm), por estação, em junho, de 18h40 até 20h00 de segunda (3):      

      

Barreiro - 15,2 (157%)

Centro Sul - 10,6 (109%)

Leste - 4,2 (43%)

Nordeste - 6,6 (68%)

Noroeste - 8,0 (82%)

Norte - 3,8 (39%)

Oeste - 9,6 (99%)

Pampulha - 6,8 (70%)

Venda Nova - 9,2 (95%)


Média Climatológica de Junho: 9,7 mm (INMET, 1981-2010)      

Relatos de moradores

(foto: Déborah Lima/EM/D.A. Press)
(foto: Déborah Lima/EM/D.A. Press)
 

Por meio das redes sociais, moradores comentaram sobre a chuva em Belo Horizonte. “Que chuva é essa que tá armando em BH!”, disse Amanda Dutra. “Amém que a famosa chuva chegou em BH”, agradeceu Douglas. “Tomei um susto com essa chuva em BH. Apareceu do nada”, disse Cláudia Chaves.

“Clima de BH é todo bipolar, ate então um calor desgramado (sic.) e agora essa ventania parecendo um furacão e com chance de chuva”, afirmou Laura Morais. “BH é uma praga e eu aqui na rua sem guarda-chuva com a plena convicção que vai chover muito”, lamentou Hiago Marques. 

Frio chegando

 

O frio deve apertar ao longo da semana na capital mineira. Os termômetros vão marcar, no início do dia, até 11ºC. “Nesta semana, a massa de ar mais frio deve atuar. A temperatura vai diminuir um pouco ao longo dos dias. Na quarta-feira, deve chegar a 12°C, e até 11ºC em Belo Horizonte na quinta-feira”, comentou Claudemir Azevedo, do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

No interior de Minas Gerais, o frio também vai dar as caras nas cidades da região Sul. “Teremos temperaturas de até 8° na terça-feira. Na quarta-feira, diminuiu ainda mais, chegando a 5°C”, afirma o meteorologista. Nesta segunda-feira, cidades do Sul, Zona da Mata e Triângulo Mineiro, podem ter chuva. 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)