
Nas 24 horas da intervenção, também foram apreendidos 909 veículos e recuperados outros 70. Houve também apreensão de 153 armas, 2.596 munições e mais de 26 quilos de entorpecentes diversos. Ainda de acordo com os números divulgados, 3.668 autos de infração de trânsito foram lavrados.
As ações se deram por meio de policiamento ostensivo geral e especializado, ocupações de centros comerciais, policiamento nos principais corredores, além de blitz nas principais vias de acesso urbanas e rodoviárias. Abordagens a pessoas e veículos tiveram o intuito de capturar foragidos da Justiça, apreender armas, drogas, contrabandos e descaminhos, além de cumprir mandados expedidos pela lei.
A operação foi determinada em 2 abril deste ano, durante reunião do Conselho Nacional de Comandantes Gerais das Polícias Militares e Corpos de Bombeiros Militares do Brasil (CNCG). Segundo a PM, a ação teve como objetivo “reforçar as ações de combate à criminalidade violenta em geral”.
Além do efetivo policial, a operação contou com apoio de aeronaves, drones, canil e cavalaria. Chefe da sala de imprensa da PMMG, a capitã Layla Brunnela destacou os números da operação. “Os resultados de Minas impactam positivamente no cômputo nacional e cumprem o objetivo da operação que é levar a toda a população uma maior sensação de segurança”, comentou.
* Estagiário sob supervisão da editora Liliane Corrêa
