Publicidade

Estado de Minas

Em epidemia, Contagem adota plano emergencial para conter a dengue

Prefeitura vai instalar posto emergencial na maior UPA da cidade e unidades sentinelas, onde pacientes podem confirmar ou não o diagnóstico e receber os primeiros tratamentos contra a doença


postado em 11/04/2019 19:38

(foto: Reprodução/Pixabay)
(foto: Reprodução/Pixabay)

 

A prefeitura de Contagem adotou um plano emergencial para combater a epidemia de dengue, que atinge o município da Grande BH e outras 127 cidades mineiras. Segundo o Executivo municipal, um posto emergencial será instalado na Unidade de Pronto-Atendimento JK, no Bairro Eldorado, a maior da cidade. Além disso, 30 unidades sentinelas espalhadas por diferentes localidades poderão auxiliar no tratamento dos pacientes.


De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde de Contagem, entre 1º a 8 de abril deste ano, foram notificados 6.634 casos de suspeita de dengue, com 311 confirmações. No mesmo período do ano passado foram 1.274 notificações. Ou seja, um aumento de 420%. O estado já registrou aproximadamente 100 mil advertências de casos prováveis em 2019.

 

Tenda que estará funcionando, a partir de amanhã, no estacionamento da UPA JK, no Bairro Eldorado(foto: Adelcio R. Barbosa/Prefeitura de Contagem)
Tenda que estará funcionando, a partir de amanhã, no estacionamento da UPA JK, no Bairro Eldorado (foto: Adelcio R. Barbosa/Prefeitura de Contagem)
 


Para frear a epidemia, a prefeitura de Contagem vai montar, nesta sexta-feira, uma tenda (foto acima) no estacionamento da UPA JK, que servirá como extensão de atendimento aos pacientes com suspeita de dengue.


O espaço tem capacidade para atender até 200 pessoas por dia e conta com um médico, um enfermeiro, três técnicos em enfermagem, dois auxiliares de limpeza e um porteiro. A estrutura ainda é equipada com cadeiras e climatizador e funcionará de 7h às 19h.


Além disso, a prefeitura espalhou 30 Unidades Sentinelas pelas oito regionais da cidade (confira endereços abaixo). “São unidades que prestam todo o atendimento referente à dengue. O paciente vai passar pela consulta e, se precisar, vai receber soro venoso e passar por todos os procedimentos de hidratação. Haverá uma coleta de sangue para constatar se é ou não dengue”, afirmou Júlio César Santos, coordenador de comunicação da Secretaria de Saúde.

 

 

Ovitrampas


A colocação de 517 armadilhas por diferentes pontos de Contagem também está no cronograma da prefeitura. Chamadas de ovitrampas, esses equipamentos contribuem para que o Executivo municipal organize medidas para diminuir os focos da doença.


As armadilhas têm um composto que atrai o mosquito. Depois disso, agentes passam, fazem a coleta dos ovos e têm a noção do risco que há na região. Daí, eles registram essas informações em uma planilha da secretaria, que define as estratégias de combate: mutirão de limpeza da área, agentes orientando de casa em casa e, em último caso, o fumacê”, explica Júlio César Santos.


Desde de 16 de março é realizada a aplicação espacial a Ultra Baixo Volume, o popular fumacê. São quatro ciclos de aplicação de inseticida nos seguintes bairros: Petrolândia, São Luiz, Tropical e Sapucaias.


Um veículo percorre as ruas, equipado com uma bomba pulverizadora de veneno capaz de eliminar os mosquitos que estiverem voando no momento da aplicação. O fumacê, que segue as diretrizes do Ministério da Saúde (MS), tem como função específica eliminar as fêmeas do Aedes aegypti e deve ser utilizado somente para bloqueio de transmissão e para controle de surtos ou epidemias.


Veja os endereços das Unidades Sentinelas:


Região Industrial


UBS Vila São Paulo: Rua Senador Lucio Bittencourt, 423, Vila São Paulo


UBS João Evangelista: Rua Coronel Vicente Ferreira Carneiro, 625, Industrial


UBS Amazonas: Rua Marquês do Paraná, 111, Amazonas


UBS Amazonas I: Rua José Antunes, 58, Amazonas


UBS Jardim Industrial: Rua Henrique Zikler, 97, Jardim Industrial


UBS Bandeirantes: Rua Oito, 20, Bandeirantes


Região Eldorado


UBS Água Branca: Avenida Seis, 320, Conjunto Água Branca


UBS CSU Eldorado: Rua Portugal, 50, Eldorado


UBS Parque São João: Rua Sete, 54, Parque São João


Região Nacional


UBS Joaquim Murtinho: Rua Lúcia Muniz (esquina de 1º de Maio), 476, Nacional


UBS Nacional: Rua Benjamim Constant, 701, Nacional


UBS Estrela Dalva: Rua Búzios, 56, Estrela Dalva


UBS Ilda Efigênia: Rua das Paineiras, 20, Novo Recanto


UBS Amendoeiras: Rua Seis, 52, Vale das Amendoeiras


Região Petrolândia


UR Petrolândia: Rua Refinaria Duque de Caxias 297, Petrolândia


UBS Sapucaias: Rua Amazonitas, 230, Sapucaias


Região Ressaca


UBS São Joaquim: Rua Rubi, 83, São Joaquim


UBS Vila Pérola: Rua Campina Verde, 18, Vila Pérola


UBS Morada Nova: Rua José Mendes Ferreira, 102, Morada Nova


UBS Jardim Laguna: Rua Bragança, 872, Jardim Laguna


Região Sede


UBS CAD: Rua Bernardo Monteiro, 135, Centro


UBS Bernardo Monteiro: Rua Wilson José Bicalho, 40, Bernardo Monteiro


UBS Maria da Conceição: Rua Pará de Minas, S/N, Maria da Conceição


UBS Praia: Rua do Registro, 1.676, Praia


Região Vargem das Flores


UBS Darcy Ribeiro: Rua João Luiz de Farias, 166, Darcy Ribeiro


UBS Ipê Amarelo: Rua Jequitibás, 10, Ipê Amarelo


UBS São Judas: Rua VL7, S/N, Nova Contagem


UBS Estaleiro: Rua Jaraguá, 336, Estaleiro


Região Riacho


UBS Novo Riacho: Rua Rio Orenoco, 457, Riacho das Pedras


UBS Flamengo: Rua Monsenhor Messias, 456, Flamengo



Publicidade