Publicidade

Estado de Minas

Incêndio em Confins: 'Foi só um susto', conta passageira que estava em avião

Chamas começaram em uma esteira que transporta bagagens. Aeronave foi atingida na parte debaixo da fuselagem. Ninguém ficou ferido


postado em 26/03/2019 14:57 / atualizado em 26/03/2019 16:15

Chamas começaram na esteira que transporta bagagens(foto: Reprodução/WhatsApp)
Chamas começaram na esteira que transporta bagagens (foto: Reprodução/WhatsApp)

O desespero tomou conta de passageiros que estavam na aeronave da Latam, que teve parte da fuselagem atingida por um princípio de incêndio na tarde desta terça-feira, no Aeroporto Internacional de Confins, na Região Metropolitana de Belo Horizonte. As chamas começaram em uma esteira que transporta bagagens. A fumaça escura tampou a visão dentro do avião e assustou quem estava dentro. “Foi um susto”, disse a jornalista Fabíola Paiva.



A jornalista estava junto com a colega Ludmila Rangel no avião. As duas fazem parte do site Fashionistando, parceiro do Uai, e retornavam da semana de moda de Tóquio. Segundo Fabíola, os passageiros não iam embarcar na aeronave. “Estávamos em São Paulo, no Aeroporto de Guarulhos, e um avião apresentou problema. A viagem atrasou em duas horas e meia. Todos os passageiros foram levados para esta segunda aeronave”, explicou.

O voo aconteceu tranquilamente. A aeronave pousou normalmente no Aeroporto de Confins. Mas, quando parou e os passageiros começaram a desembarcar pela porta dianteira, o princípio de incêndio teve início. “Olhei para o lado e estava tudo escuro na janela. Foi então que eu gritei: 'corre que está pegando fogo'. Foi ai que os funcionários abriram a porta traseira da aeronave e todos começaram a sair correndo”, contou a jornalista.

Ver galeria . 7 Fotos Reprodução/WhatsApp
(foto: Reprodução/WhatsApp )


Segundo ela, ninguém ficou ferido. “Foi só um susto. Todo mundo está mega-assustado. Quando descemos, um ônibus do aeroporto apareceu e nos levou para outro local”, disse. “As pessoas que desceram antes da correria, nem sequer viram o que aconteceu”, finalizou.

Um vídeo gravado pela jornalista Ludmila Rangel circulou nas redes sociais. As imagens mostram muita fumaça saindo debaixo do avião. Alguns passageiros param na pista para fazer fotos e são retirados por funcionários do aeroporto. Uma espécie de alarme soa enquanto as chamas são apagadas.

Por meio de nota, a BH Airport, concessionária que administra o terminal, afirmou que a ocorrência foi registrada por volta das 13 horas. O princípio de incêndio, segundo a empresa, atingiu um dos equipamentos que auxilia o transporte de bagagens até as aeronaves. O voo da Latam, que foi atingido pelas chamas, foi o de número 3664, que faz a rota Guarulhos (SP) – Belo Horizonte. A ocorrência não trouxe impactos às operações do Aeroporto.

“A equipe do Centro de Operações de Emergência (COE), responsável pela logística de atendimentos de emergência do Aeroporto, foi imediatamente acionada e direcionou dois Carros de Combate a Incêndio (CCI), da equipe de bombeiros de aeródromo para o atendimento. O fogo foi imediatamente controlado”, afirmou. “Os passageiros foram retirados da aeronave em segurança e serão acomodados em outras aeronaves da companhia aérea”, finalizou. As causas do incêndio ainda são apuradas. 

A Latam afirmou, também por meio de nota, que os passageiros da aeronave “desembarcaram em total segurança após um princípio de incêndio na esteira traseira que fazia o desembarque das bagagens”. “O fogo foi rapidamente controlado pelas equipes da LATAM e pela equipe do Centro de Operações de emergência (COE) do aeroporto”, afirmou. “A companhia reforça que a segurança é um valor imprescindível e que todas as suas decisões visam garantir uma operação segura”, completou.


Publicidade