(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Risco em barragem força autoridades a fechar principal acesso de BH a Ouro Preto

Rodovia ficará fechada entre os Kms 35 e 50 por tempo indeterminado, em razão da ameaça de vazamento da barragem Vargem Grande, em Nova Lima; segundo o major Flávio Santiago, porta-voz da PM, lama chegaria à BR-356 em apenas quatro minutos


postado em 20/02/2019 21:07 / atualizado em 20/02/2019 22:34

Caminho compreendido entre os Kms 35 e 50 da BR-356 está interditado desde 17h desta quarta(foto: Arte/Hudson Franco)
Caminho compreendido entre os Kms 35 e 50 da BR-356 está interditado desde 17h desta quarta (foto: Arte/Hudson Franco)

 

A elevação da barragem Vargem Grande, da Vale, para o nível 2 (estado de alerta) causa problemas para os motoristas que passam pela BR-356. A rodovia foi fechada por volta das 17h desta quarta-feira (20) entre o Km 35, na região da Lagoa das Codornas, e o Km 50, no portal de Itabirito. A Polícia Militar e a Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (Cedec) interditaram o trecho.


Como opção, os condutores de veículos leves podem passar pela MG-030, transitando por Nova Lima e Rio Acima. O desvio aumenta a viagem em 43 quilômetros. Já os caminhões e carretas devem optar pela BR-040, na altura de Congonhas, no sentido Ouro Branco, seguir para a MG-443 e pela MG-129 até Ouro Preto e voltar a Itabirito. O acréscimo, neste último caso, é de 80 quilômetros.


Os veículos pesados também podem acessar a comunidade de Lobo Leite, na BR-040. Por este caminho, eles podem acessar a MG-030 e encurtar a viagem em 40 quilômetros. Contudo, o trecho é de estrada de chão.


"Há discussões para ver se conseguimos criar outras alternativas. Mas a Polícia Militar e a Defesa Civil, em face da vida das pessoas, optou por fazer essa interrupção. Até porque, se houver um rompimento, em menos de quatro minutos a BR-356 é atingida. Então, é um tempo muito pequeno para fazer qualquer tipo de retirada", informou o major Flávio Santiago, porta-voz da PM. "A PM sempre atuará na vanguarda e na proteção à vida. Essas interdições são necessárias para proteger o maior patrimônio da nossa sociedade: a vida.", prosseguiu. 

 

BR-356, nas proximidades de Itabirito, será um dos trechos interditados pela Polícia Militar e pela Defesa Civil(foto: Beto Novaes/EM/D.A Press)
BR-356, nas proximidades de Itabirito, será um dos trechos interditados pela Polícia Militar e pela Defesa Civil (foto: Beto Novaes/EM/D.A Press)
 


Segundo a prefeitura de Nova Lima, onde está a barragem, 38 famílias da região de Rio de Peixe foram evacuadas. A área está bloqueada para acessos.


Em caso de rompimento, Vargem Grande, de acordo com os mapas da Vale, levaria rejeitos até a BR-356, na Lagoa das Codornas, seguiria encaixada por esse vale na direção dos condomínios de Nova Lima, entraria perto do Capitão do Mato, Miguelão, entraria no Rio do Peixe e cairia no Rio das Velhas.


É importante destacar que o Rio do Peixe é um dos mais importantes em abastecimento do Alto Velhas, antes da captação da Região Metropolitana, em Bela Fama.


 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)