(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Animais começam a ser retirados de propriedades evacuadas em Itatiaiuçu

Na semana passada, moradores tiveram que sair de casa por causa de situação de alerta em barragem e muitos animais ficaram para trás


postado em 13/02/2019 09:10 / atualizado em 13/02/2019 09:50

(foto: Edésio Ferreira/EM/D.A Press - 08/02/2019)
(foto: Edésio Ferreira/EM/D.A Press - 08/02/2019)


Os animais de pequeno e grande portes que permaneceram desde a sexta-feira, nas propriedades do distrito de Pinheiros, em Itatiaiuçu, onde os moradores foram retirados pela ArcelorMittal devido ao risco de rompimento da barragem de rejeitos Serra Azul, começaram a ser resgatados na tarde de terça-feira, informou a empresa.

Em parceria com a Defesa Civil e equipe contratada de veterinários, estão sendo avaliados bovinos, equinos e suínos. Após os exames sobre saúde e condições de deslocamento, os animais estão sendo transferidos para um haras em Itatiaiuçu, informou a empresa. Cães e gatos estão passando pelo mesmo procedimento e sendo levados para casas de acolhimento de animais. A remoção de aves e peixes está em fase de avaliação sobre melhores alternativas para esta ação. As espécies requerem cuidados adicionais, como horário adequado do dia em função do calor e acondicionamento para o transporte.

Em nota divulgadas pela assessoria da ArcelorMittal foram catalogados 597 bichos e estimados 2.100 peixes. Relação de animais sob cuidado:

22 – Gatos

43 – Cães

01 – Coelho

04 – Pássaros

02 – Patos

09 – Gansos

465 – Galinhas

08 – Suínos

05 – Equinos

38 – Bovinos

A mineradora informou que as avaliações das equipes técnicas sobre as condições da barragem prosseguem hoje. A empresa está contratando uma consultoria especializada para novos estudos e disse considerar “prematura” a divulgação da previsão de datas para entrega dos laudos.

Até a tarde de ontem 116 pessoas, de 32 famílias, permaneciam no hotel em Itaúna. Ontem uma nova família, com três integrantes, hospedou-se após ser cadastrada pela Defesa Civil.

Com relação ao deslocamento de crianças e adultos para as escolas e locais de trabalho, a empresa disponibilizou dez ônibus e três micro-ônibus. Em função da definição de rotas, foi feita uma nova escala de horários. Desde segunda-feira, os veículos saem às 6h e às 11h do hotel em Itaúna em direção a Itatiaiuçu e distritos de Pinheiros e Vieiras. Os retornos para hotel estão programados em dois horários: 11h30 e 16h50.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)