Publicidade

Estado de Minas

Vídeo mostra moradores em fuga após acionamento de sirene de barragem em Barão de Cocais

"Esta é uma situação real de emergência de rompimento de barragem. Abandonem imediatamente suas residências", diz mensagem nos alto-falantes


postado em 08/02/2019 08:48 / atualizado em 08/02/2019 20:55



Moradores de Barão de Cocais, na Região Central de Minas, acordaram em pânico nesta sexta-feira após o acionamento das sirenes da barragem da Vale ainda durante a madrugada. Pelo menos 500 famílias de comunidades próximas à mineração foram evacuadas e levadas para uma quadra poliesportiva. 

Um vídeo que circula nas redes sociais mostra um morador em fuga dentro de um carro, assustado, ele diz não saber se a barragem havia rompido ou se era um teste, mas logo em seguida os alto-falantes informam que a situação é real. Pelo caminho, é possível ver moradores saindo de suas residências. 

As famílias são das comunidades de Socorro, Tabuleiro e Piteira. Segundo a mineradora, responsável pela barragem que se rompeu em Brumadinho, na Grande BH, a decisão é preventivas e ocorreu após a consultoria Walm negar a Declaração de Condição de Estabilidade à estrutura.

Moradores foram levados para uma quadra poliesportiva de Barão de Cocais(foto: Reprodução da internet/WhatsApp)
Moradores foram levados para uma quadra poliesportiva de Barão de Cocais (foto: Reprodução da internet/WhatsApp)


“Como medida de segurança, a Vale está intensificando as inspeções da barragem Sul Superior. Também será implantado equipamento com capacidade de detectar movimentações milimétricas na estrutura. A Vale está trazendo consultores internacionais para fazer nova avaliação da situação no próximo domingo”, informou a empresa por meio de nota enviada nesta madrugada. 
 
 
 
(foto: Reprodução/Youtube/Portal Uai)
(foto: Reprodução/Youtube/Portal Uai)
 

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade