(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Presidente da Vale diz esperar acordo rápido com autoridades para acelerar indenizações

Apesar do pronunciamento, executivos da mineradora e autoridades não chegaram a um acordo em reunião na tarde desta quarta-feira


postado em 06/02/2019 18:17 / atualizado em 06/02/2019 18:38

(foto: Edésio Ferreira/EM/D.A PRESS))
(foto: Edésio Ferreira/EM/D.A PRESS))

O diretor-presidente da Vale, Fabio Schvartsman, visitou nesta quarta-feira a sede da empresa em Minas Gerais, na Região Metropolitana de Belo Horizonte. Em seguida, ele sobrevoou a cidade de Brumadinho, onde uma barragem de rejeitos da mineradora rompeu-se no último dia 25, causando centenas de mortes e danos ambientais à região.

Schvartsman acompanhou os trabalhos de busca e orientou os empregados que atuam nas ações emergenciais tomadas pela mineradora após o rompimento da Barragem I da Mina Córrego do Feijão.

Depois de um encontro com lideranças e empregados na unidade da empresa, o diretor-presidente da Vale disse que sua expectativa é fechar rapidamente um acordo com as autoridades para a empresa poder acelerar, de forma extrajudicial, o pagamento de indenização às famílias da vítimas da tragédia. “Esse é o propósito da Vale, para ajudar a reduzir um pouco o sofrimento de quem foi vitimado por esse acidente.”

Apesar do pronunciamento, executivos da mineradora não chegaram  a um acordo com integrantes dos Ministérios Públicos Estadual e Federal e do Movimento dos Atingidos por Barragem e Defensoria Pública. Após reunião na tarde desta quarta-feira, na 6ª Vara da Fazenda Pública, no Fórum de Belo Horizonte, a empresa alegou que precisaria de um tempo para analisar o documento proposto pelas autoridades, que estipulam uma série de obrigações a serem cumpridas pela Vale. Uma nova reunião foi marcada para quinta-feira. 

Durante a visita, Schvartsman recebeu um relato dos executivos responsáveis pelo Grupo de Resposta Imediata de como estão as frentes de apoio aos trabalhos de resgate, de assistência aos atingidos e de contenção e recuperação ambiental, que contam com 400 empregados mobilizados. “É impossível não ficar tocado com a dedicação, o esforço, a coragem das pessoas que estão aqui”, afirmou o presidente  da Vale.

Balanço


Conforme balanço divulgado nesta quarta-feira (6) pela Defesa Civil de Minas Gerais, até o momento, foram resgatados 150 corpos. Desse total, 134 vítimas foram identificadas e 16 permanecem sem identificação. Segundo a Defesa Civil, 182 pessoas ainda estão desaparecidas – 55 funcionários da Vale e 127 terceirizados e membros da comunidade.

* Estagiário sob supervisão da subediotra Ellen Cristie


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)