(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Níveis de poluentes no Rio Paraopeba seguem acima de limites permitidos, aponta boletim

Analises do IGAM demonstram que elementos vindos com rejeito de barragem da Vale que se rompeu em Brumadinho, diminuíram por causa da chuva


postado em 02/02/2019 19:35

Presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Paraopeba diz que danos ambientais são imensuráveis(foto: Gladyston Rodrigues/EM/D.A Press)
Presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Paraopeba diz que danos ambientais são imensuráveis (foto: Gladyston Rodrigues/EM/D.A Press)
A concentração de metais pesados no Rio Paraopeba, em decorrência do rompimento da barragem de rejeitos de minérios B1 do Córrego do Feijão, da Vale, em Brumadinho, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, vem diminuindo, à medida que o tempo passa e o material é diluído nas águas do manancial. No entanto, os níveis dos elementos poluentes no rio ainda estão acima dos limites permitidos. É que aponta o último boletim do Instituto Mineiro de Gestão das Águas (IGAM) sobre o monitoramento da qualidade da água do Paraobeba, realizado pelo órgão, juntamente com Agência Nacional de Águas (ANA), o Serviço Geológico do Brasil (CPMR) e a Copasa, desde o desastre, ocorrido em 25 de janeiro.

O boletim, divulgado pela ANA na noite de sexta-feira, aponta que a chuva registrada quinta-feira, na região atingida pela catástrofe provocou o “aumento significativo” da concentração de manganês no manancial. “A ocorrência das chuvas na região no dia 30 (quinta-feira) contribuiu para o aumento dos sólidos em suspensão em função do carreamento do rejeito provocando consequentemente o aumento dos valores de manganês’, diz o comunicado.

Ainda de acordo com a ANA, a chuva também provocou o aumento da turbidez da água do Rio Paraopeba. “Após a chuva, (..), foi observado um aumento de turbidez e a formação de uma segunda pluma (mancha formada pelos rejeitos e outros elementos carreados para dentro do rio). Esta pluma (chamada aqui de pluma 2) está com a sua frente localizada a jusante da BR-381 onde foram observados valores altos de turbidez’, informa o boletim.

Conforme divulgado anteriormente pela própria agência, no dia 26 de janeiro, foram verificadas concentrações de chumbo total e mercúrio total no Rio Paraopeba – 21 vezes maior do que o limite permitido pelas normas ambientais. A alta contaminação de chumbo e mercúrio foi constada a estação de captação da Copasa em Brumadinho (a 19,7 quilômetros da barragem) e em outro ponto, Fecho do Funil (a 24,2 quilômetros do local do desastre). Na ocasião, também foram constadas a presença no rio de outros metais como níquel, cádmio e zinco, acima dos valores que podem ser tolerados.

No boletim de sexta-feira, a ANA informa que: “no dia 26 de janeiro de 2019, primeiro dia após o desastre, foram observadas as maiores concentrações. De maneira geral, esses valores apresentaram redução ao longo dos dias, contudo ainda são verificadas violações ao limite de classe 2”.  Ainda no mesmo comunicado,  órgão federal não dispõe da atualização dos níveis de níquel total, chumbo total e arsênio, tendo em vista que não foram realizadas analises mais recentes dos referidos metais.

PRECISA DE ANALISES MAIS PROFUNDA SOBRE METAIS

O presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Paraopeba (CBH Paraopeba), Winston Caetano de Souza, salienta que, apesar do monitoramento feito pelos órgãos ambientais, serão necessárias analises mais profundas para saber a dimensão da contaminação do rio por metais pesados, principalmente, em relação aos organos-clorados. “Dai, poderemos fazer uma avaliação mais acertada”, observa.

“São aproximadamente 12 milhões de metros cúbicos de rejeitos de minérios. Portanto, ainda é cedo para fazermos uma avaliação nesse momento”, afirma Souza. Por outro lado, ele lembra que os comitês de bacias, os órgãos ambientais e os municípios aguardam o plano de recuperação ambiental a ser apresentado pela Vale.

O presidente do Comitê da Bacia do Paraopeba lembra que os danos ambientais provados pela lama de rejeitos de minério que vazou da barragem de Brumadinho são imensuráveis. Ele lembra que os rejeitos causaram a morte do Córrego do Feijão, e do manancial Ferro-Carvão e, por consequência, atingiram também o Rio Paraopeba, atingindo a flora e a fauna. Além disso, a lama comprometeu as águas da região. “E ainda não sabemos os impactos no lençol freático, entre outros danos”, destaca o ambientalista.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)