(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Igreja de Brumadinho 'vira' centro de inteligência da FAB e dos Bombeiros

Lá também são recebidos os corpos encontrados nas buscas. Local fica margeado por campo de futebol e cemitério


postado em 29/01/2019 10:00

A FAB instalou uma torre de controle do espaço aéreo no local(foto: Gladyston Rodrigues / EM / D.A. Press)
A FAB instalou uma torre de controle do espaço aéreo no local (foto: Gladyston Rodrigues / EM / D.A. Press)

Uma igreja em Córrego do Feijão, que fica na área rural de Brumadinho – onde estava a barragem da Vale que se rompeu na sexta-feira matando dezenas de pessoas –, foi transformada em um centro de inteligência para subsidiar o trabalho de resgate das vítimas.

Em meio aos bancos e imagens religiosas, a Força Aérea Brasileira, os bombeiros e a polícia militar instalaram equipamentos e afixaram planos de ação.

O centro de comando na Igreja Nossa Senhora das Dores fica margeado por um campo de futebol, onde chegam os helicópteros da operação, e do lado do cemitério da cidade. É na mesma área que ficam os peritos do Instituto Médico Legal que estão recebendo dezenas de corpos retirados pelas equipes.

Dentro da igreja foram improvisadas três espécie de escritórios. A FAB fez uma mini torre de controle, de onde controla o espaço aéreo. Apesar de ter proibido a circulação de qualquer aeronave ou drone que não estejam entre os 14 helicópteros que participam da operação, os bombeiros reclamaram de equipamentos que estão atrapalhando os trabalhos com sobrevoos.
A igreja Nossa Senhora das Dores também serve de ponto de apoio para os envolvidos na operação(foto: Gladyston Rodrigues / EM / D.A. Press)
A igreja Nossa Senhora das Dores também serve de ponto de apoio para os envolvidos na operação (foto: Gladyston Rodrigues / EM / D.A. Press)

Com mapas virtuais e marcações em GPS, os bombeiros atuam na estação de controle que também fica na igreja. “Aqui temos o controle das equipes, dos terrenos e corpos encontrados e fazemos um mapeamento das condições”, informou o tenente coronel Eduardo  ngelo.

O terceiro ‘escritório’ faz o controle das viaturas e equipes. Durante todo o dia é lá também que os militares e voluntários civis tem os momentos de descanso. Também é na área do QG que os cães farejadores tem atendimento e assistência veterinária.

Foi montado um espaço em que voluntários, alguns deles até com parentes desaparecidos, ajudam ofecrendo comida e bebida para quem está trabalhando.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)