(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Moradores mostram primeiros reflexos ambientais do rompimento da barragem em Brumadinho

Morador mostra pés de goiaba atingidos pela onda de lama. Ele ainda expressou preocupação com contaminação e possíveis enchentes


postado em 26/01/2019 11:50 / atualizado em 26/01/2019 12:03

Brumadinho - Os reflexos ambientais do rompimento da barragem do Córrego do Feijão já assustam os moradores de Brumadinho, especialmente os que moram na margem do Rio Paraopeba. Fazendeiro e eletricista aposentado, José Moreira, de 61 anos, mostrou à reportagem como seus pés de goiaba foram atingidos pela onda de lama. Ele ainda expressou preocupação com contaminação e possíveis enchentes. 

“A gente vê as contaminações que vão acontecer para frente. Os pés de goiaba acabaram, os peixes todos acabaram. Não existe mais peixe no Rio Paraopeba. Agora, o futuro que vai dizer. A sensação é de destruição. A Vale teria de cuidar melhor, não preocupar só com dinheiro, mas com o pessoal que mora perto do Paraopeba. Estão preocupados com o dinheiro, não com a vida”, lamentou.

“Esse barulho que estamos ouvindo agora, desde o rompimento, só aparecia quando estava chovendo, porque aí o Rio Paraopeba sobe. Meu medo agora é dar enchente, porque vai assorear o Rio. Com essa lama, vai gerar doenças, principalmente as de rato, que são as mais perigosas”, complementou o fazendeiro, preocupado com o futuro.

O fazendeiro relatou ainda que a onda de lama chegou a alcançar aproximadamente 12 metros de altura. “A hora que a lama veio empurrando as árvores, você escuta o barulho e fica se perguntando o que está acontecendo. Foi absolutamente desesperador”, disse.

Além dos reflexos ambientais, que começam a ser percebidos com mais intensidade, o número de desaparecidos em Brumadinho aumentou neste sábado. De acordo com a Defesa Civil, já são 412 pessoas que não responderam aos contatos desde o rompimento da barragem.

Ver galeria . 26 Fotos  Tragédia de Brumadinho - Rompimento de rejeitos da Barragem 1 da Mina Feijão (Córrego Feijão)Gladyston Rodrigues/EM/D.A press
Tragédia de Brumadinho - Rompimento de rejeitos da Barragem 1 da Mina Feijão (Córrego Feijão) (foto: Gladyston Rodrigues/EM/D.A press )


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)