(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Presidente da Vale diz que rompimento em Brumadinho é 'tragédia humana maior'

Fábio Schvartsman pediu desculpas às vítimas e disse que investigação será 'rápida e profunda'


postado em 25/01/2019 19:51 / atualizado em 25/01/2019 20:18

(foto: Reprodução/Vale )
(foto: Reprodução/Vale )

O presidente da Vale, Fábio Schvartsman, afirmou na noite desta sexta-feira, me entrevista coletiva, que o número de vítimas no rompimento da barragem de Brumadinho, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, é “terrível”. Ao comprar com a tragedia anterior, em Mariana, Fábio disse que eles se distinguem do ponto de vista ambiental e humano.


“Dessa vez é uma tragédia humana. Porque estamos falando de uma quantidade grande de vítimas. Possivelmente, o dano ambiental é menor e o humano, maior”, afirmou. Informações iniciais do Corpo de Bombeiros é de que cerca de 200 pessoas estão desaparecidas. 


O presidente da Vale afirmou que embarca para o local da tragédia ainda na noite e de hoje e voltou a pedir desculpas, principalmente, às vítimas e aos seus familiares.

“Esses acidentes são a pior coisa que possa acontecer na vida. A maioria dos atingidos são nossos próprios funcionários. Tínhamos aproximadamente 300 funcionários próprios e de terceiros que estavam no local”, afirmou.


Fábio voltou a dizer que estava “transtornado” com o que ocorreu e que a empresa fará tudo que for possível e tomará todas as medidas necessárias para fazer uma apuração rápida e profunda do que causou o rompimento. Em vários momentos ao longo da entrevista ele informou que não sabia ainda o que causou a tragédia. “Nós não sabemos o que houve com essa barragem”.

De acordo com ele, a tragédia causou surpresa, já que todos os relatórios demonstravam que a barragem estava estável.

“É importante que a gente saiba que essa é uma barragem inativa. Há mais de três anos não opera e estava em processo descomissionamento. Ela sequer vinha recebendo rejeitos da mineração. (…) Quando digo surpreso é que há laudos das consultorias que atestam a estabilidade da barragem. Daí nossa surpresa”, afirmou.  

 




receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)