(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Tragédia em Brumadinho pode ser pior que em Mariana, diz pesquisador

Mestre da Ufla desenvolveu analisou 730 regiões do estado e criou índice de vulnerabilidade que contempla diferentes aspectos


postado em 25/01/2019 18:14

(foto: Mateus Parreiras/EM/D.A Press)
(foto: Mateus Parreiras/EM/D.A Press)
O rompimento da barragem de Brumadinho, pelas especificidades da região, pode ser mais grave que o desastre provocado em Mariana, com o rompimento do Fundão. A afirmação é do engenheiro e pesquisador Fernando Balbino de Souza na Universidade Federal de Lavras (Ufla).

De acordo com o pesquisador, isso se dá em função da elevada densidade populacional, da baixa qualidade ambiental ou da alta vulnerabilidade natural desses locais. “O que o meu trabalho mostra é que, um rompimento naquela região pode ser muito pior do que a barragem de fundão, por exemplo”, afirma.

 O município de Brumadinho, de acordo com ele, está localizado na região do Quadrilátero Ferrífero, onde “os Índices de Vulnerabilidade Riparia Socioecológica (IVRSEs) são Alto e Muito Alto”. O índice, criado por ele, classifica a vulnerabilidade em regiões de barragens em Minas com base em três parâmetros: Qualidade Ambiental, Vulnerabilidade Social e Vulnerabilidade Ecológica. Leva em consideração ainda a densidade populacional dos locais para fazer o cálculo.

As conclusões são fruto de uma pesquisa realizada para a dissertação de mestrado do engenheiro, que analisou 730 regiões de barragens em Minase tem como base o Inventário de Barragens de Minas Gerais, de 2015. A barragem de Brumadinho, que se rompeu no início da tarde desta sexta-feira na Região Metropolitana de Belo Horizonte, está localizada na área de maior vulnerabilidade ripária do estado.

“Essas áreas de maior risco são mais difíceis de serem recuperadas”, explica o pesquisador, que fez um mapeamento das áreas de risco de jusantes no estado.

* Estagiário sob supervisão da editora Liliane Corrêa


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)