(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Captação de água do Rio Paraopeba é suspensa por causa de rompimento de barragem

Medida foi tomada em caráter de precaução pela Copasa, devido à possibilidade de contaminação do Rio Paraopeba, depois do rompimento de barragem. Abastecimento está mantido por outros sistemas


postado em 25/01/2019 18:16 / atualizado em 25/01/2019 20:04

Suspensa a captação de água do Rio Paraopeba, em Brumadinho, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), responsável pelo abastecimento atual da capital e outros 16 municípios. A medida se dá em função do rompimento da Barragem 1 Mina Feijão, na tarde desta sexta-feira. Segundo a Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa), trata-se de precaução, uma vez que o acidente ocorreu acima da área de captação e há possibilidade de os rejeitos terem atingido o curso d'água.

O serviço começou em dezembro de 2015 como solução, para as próximas duas décadas, da crise hídrica que afetou a Grande BH naquele ano. A companhia pode usar a água captada diretamente no rio nos períodos chuvosos e, assim, poupar os reservatórios do Sistema Paraopeba.

Por causa disso, a água das três represas do Sistema Paraopeba (Rio Manso, Serra Azul e Várzea das Flores) é suficiente para atendimento à RMBH, afirma a Copasa. Além deles, o fornecimento está sendo mantido ainda pela captação a fio d’água (direito do rio) do Rio das Velhas.


O Sistema Paraopeba é responsável pelo abastecimento de 2,3 milhões de pessoas, representando 43% da população de parte de Belo Horizonte, Betim, Brumadinho, Contagem, Esmeraldas, Ibirité, Igarapé, Juatuba, Lagoa Santa, Mário Campos, Mateus Leme, Pedro Leopoldo, Ribeirão das Neves, Sarzedo, São Joaquim de Bicas, São José da Lapa e parte de Vespasiano.

Na Grande BH, 5,1 milhões de habitantes de 21 municípios, são atendidos pelo sistema integrado metropolitano, formado pelos Sistemas Velhas e Paraopeba, sendo este último composto pelas represas do Rio Manso, Serra Azul, Vargem das Flores e pela captação do rio Paraopeba, em Brumadinho. Esses sistemas são interligados por adutoras, o que possibilita a transferência da água tratada por meio de manobras operacionais.

Juntos, os sistemas do Velhas e do Paraopeba, são responsáveis por cerca de 96% da produção total de água de BH e região metropolitana. Os outros 4% se referem aos sistemas superficiais de vazões menores e aos sistemas ditos isolados e independentes, constituídos por captações superficiais e subterrâneas. O sistema Rio das Velhas atende aproximadamente a 45% do volume de água e o restante (55%) é produzido pelo sistema da Bacia do Paraopeba e outros menores. Belo Horizonte recebe 70% da água produzida pelo Rio das Velhas.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)