(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Arquidiocese de BH faz campanha de solidariedade às vítimas da barragem em Brumadinho

Entidade está arrecadando roupas, alimentos e água. As doações podem ser feitas no Bairro Lagoinha


postado em 25/01/2019 17:12 / atualizado em 25/01/2019 17:34

(foto: Juarez Rodrigues/EM)
(foto: Juarez Rodrigues/EM)
Começam as campanhas de solidariedade para socorrer as vítimas do rompimento da barragem do Córrego do Feijão, em Brumadinho, Região Metropolitana de Belo Horizonte. A Arquidiocese de Belo Horizonte anunciou que já está arrecadando roupas, alimentos e água destinados aos atingidos. A tragédia ocorreu no início da manhã desta sexta-feira e ainda não se sabe o número exato de vítimas. 

Segundo a Arquidiocese, as doações podem ser entregues no Vicariato Episcopal para a Ação Social e Política, localizado na Rua Além Paraíba, número 208, no Bairro Lagoinha, Região Nordeste da capital mineira. Para mais informações, é necessário ligar para (31) 3423-2187.


Palavras do arcebispo


Após o rompimento da barragem, o arcebispo dom Walmor Oliveira de Azevedo disse que Minas Gerais está em luto. Em nota divulgada, a arquidiocese citou o termo bíblico “abominação da desolação” para classificar a tragédia. Segundo a cúria, trata-se de um absurdo nascido das ganâncias e descasos com o outro, com a verdade e com o bem de todos.

“A Arquidiocese de Belo Horizonte une-se a cada um dos atingidos, compartilhando suas dores. Nossas comunidades de fé, especialmente às que servem ao Vale do Paraopeba, estejam juntas, para levar amparo, ajuda, a todos que sofrem diante de tão lamentável tragédia”. 

A instituição religiosa ainda defendeu o cuidado com a sustentabilidade e o meio ambiente. “ É preciso repensar modelos de desenvolvimento que desconsideram o respeito à natureza, os parâmetros de sustentabilidade”.

Tratando como “uma triste coincidência”, dom Walmor Oliveira de Azevedo citou que, nesta sexta-feira, entrou em pauta, no Conselho da Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, a autorização para a retomada da mineração na Serra da Piedade. “Uma tragédia se efetiva e outra se anuncia”, acrescentou.

“Rezemos pelas vítimas desta tragédia, unidos ao coração de cada pessoa e de todas as famílias que sofrem, renovemos, mais uma vez, o nosso compromisso com a solidariedade. A justiça seja feita, com lucidez e sem mediocridades que geram passivos, com sentido humanístico e priorizando o bem comum, com incondicional respeito e compromisso com os mais pobres. Minas Gerais está de luto”, concluiu.

* Estagiário sob supervisão do subedtiora Jociane Morais 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)