(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Colegas dizem que cerca de 200 funcionários da Vale estavam em refeitório atingido pela lama

Equipe de trabalhadores que deixou o local relata desespero por não conseguir informações dos amigos


postado em 25/01/2019 17:03 / atualizado em 25/01/2019 20:15


Cerca de 200 funcionários da Vale estariam desaparecidos em meio ao rompimento da barragem Mina Feijão, em Brumadinho, segundo relato de colegas de trabalho à equipe do Estado de Minas no local da tragédia. No momento do rompimento, parte dos trabalhadores estavam em horário de almoço, no refeitório da empresa, que foi devastado pelos rejeitos de minério.

Segundo os funcionários da Vale, trabalham 700 funcionários na mina, mas, por almoçarem em turnos, eles estimam que cerca de 200 poderiam estar no restaurante da empresa. Quem conseguiu sair não consegue contato por telefone com os funcionários que estariam desaparecidos. Os colegas estão em volta do local, mas os próprios rejeitos impedem de chegar no refeitório.

Os trabalhadores que escaparam de ser atingidos pela tragédia haviam terminado de almoçar 30 minutos antes de o restaurante ser atingido pelo rompimento da barragem. Eles estão em volta do refeitório, mas não conseguem chegar ao local por causa da grande quantidade de rejeitos.

Em nota, a Vale confirmou que havia funcionários na região atingida pelo rompimento da barragem. A companhia acrescentou que acionou o Corpo de Bombeiros e ativou o seu plano de atendimento a emergências para barragens. “A prioridade total da Vale, neste momento, é preservar e proteger a vida de empregados e de integrantes da comunidade”.


Confira, na íntegra, o posicionamento da Vale


“Sobre rompimento de barragem em Brumadinho


A Vale informa que, no início desta tarde, ocorreu o rompimento da Barragem 1 da Mina Feijão, em Brumadinho (MG). A companhia lamenta profundamente o acidente e está empenhando todos os esforços no socorro e apoio aos atingidos. Havia empregados na área administrativa, que foi atingida pelos rejeitos, indicando a possibilidade, ainda não confirmada, de vítimas. Parte da comunidade da Vila Ferteco também foi atingida. O resgate e os atendimentos aos feridos estão sendo realizados no local pelo Corpo de Bombeiros e pela Defesa Civil. Ainda não há confirmação sobre a causa do acidente. A prioridade máxima da empresa, neste momento, é apoiar nos resgates para ajudar a preservar e proteger a vida de empregados, próprios e terceiros, e das comunidades locais. A Vale continuará fornecendo informações assim que confirmadas.”

*Estagiário sob supervisão da editora Liliane Corrêa


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)