(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

BH tem o 11º dia com calor acima de 30 graus; chuva com granizo está prevista

Nesta terça-feira não foi diferente. Os termômetros marcaram 32,5ºC. Defesa Civil emitiu alerta para pancadas de chuva, que podem ser acompanhadas de granizo, até a manhã desta quarta-feira


postado em 22/01/2019 17:40 / atualizado em 22/01/2019 17:45

Previsão é de mais calor nos próximos dias na capital mineira(foto: Alexandre Guzanshe/EM/D.A Press)
Previsão é de mais calor nos próximos dias na capital mineira (foto: Alexandre Guzanshe/EM/D.A Press)

Verão com mais de 30ºC. É assim que está sendo a estação em Belo Horizonte. O calor não está dando trégua. A temperatura máxima na capital mineira há 11 dias fica acima de 30ºC. Nesta terça-feira não foi diferente. Os termômetros marcaram 32,5ºC. A previsão é de mais dias quentes nos próximos dias. Um refresco pode chegar ainda nesta noite. A Defesa Civil emitiu um alerta para a possibilidade de chuva, com acumulado de 20 a 40 milímetros, até a manhã de quarta-feira. Há possibilidade de queda de granizo em pontos isolados da cidade, segundo o órgão.

Os dias com temperaturas acima de 30ºC tiveram início em 11 de janeiro. De lá, para cá, o valor foi superado. Destaque para a última quarta-feira, quando a capital mineira bateu o recorde de calor no ano, com 33,4ºC.

De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o calor vai continuar em Minas Gerais. Nesta quarta-feira, será mais um dia de predomínio de sol. “As condições continuam favoráveis para formação de áreas de instabilidades e ocorrência das típicas pancadas de verão no Triângulo Mineiro e Sul de Minas. Nas demais regiões mineiras, variação de nebulosidade, podendo ocorrer chuvas isoladas em áreas do Jequitinhonha, Mucuri e Zona da Mata. O calor permanece em todo o Estado e as temperaturas podem chegar aos 39ºC no Noroeste e Norte do Estado”, informou.

Em Belo Horizonte, segundo o Inmet, a temperatura deve ficar entre 19ºC e 33ºC.  O céu deve ficar claro a parcialmente nublado.

Alerta de chuva


A capital mineira poderá ter chuva típica de verão até a manhã desta quarta-feira. A Defesa Civil emitiu um alerta para a possibilidade de pancadas, que podem ser acompanhadas de rajadas de ventos, de até 50 quilômetros por hora, e descargas elétricas. Segundo ó órgão, há possibilidade de queda de granizo nas regiões Oeste, Barreiro e Noroeste.

O órgão recomenda evitar áreas de inundação e não trafegar em ruas sujeitas a alagamentos,  próximos aos córregos e ribeirões no momento de forte chuva. Há advertência também para não se abrigar ou estacionar o carro debaixo de árvores, porque elas podem cair e causar graves acidentes.

Outras recomendações:


- Tenha um lugar previsto, seguro, onde você e sua família possam se alojar no caso de uma inundação;
- Retire todo o lixo e leve para áreas não sujeitas a inundações;
- Se você morar ou possuir comércio em áreas sujeitas a inundação coloque os móveis e estoques em lugares altos;
- Jamais se aproxime de cabos elétricos arrebentados. Ligue imediatamente para CEMIG (116) ou Defesa Civil (199);
- Evite lugares que ofereçam pouca ou nenhuma proteção contra raios


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)