(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

BH bate recorde de calor no ano e pode ter pancadas de chuva

Termômetros marcaram 33,4ºC no início da tarde desta quarta-feira. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), é a maior do ano


postado em 16/01/2019 14:23 / atualizado em 16/01/2019 17:16

Temperatura máxima em Belo Horizonte já superou 33ºC nesta quarta-feira(foto: Jair Amaral/EM/D.A Press)
Temperatura máxima em Belo Horizonte já superou 33ºC nesta quarta-feira (foto: Jair Amaral/EM/D.A Press)

O calor forte em Belo Horizonte continua. A capital mineira registrou a maior temperatura do ano nesta quarta-feira, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Por volta das 14h, os termômetros marcaram 33,4ºC. Mas os moradores devem se preparar. Há previsão de pancadas de chuva e granizo até o fim do dia. A Subsecretaria de Proteção e Defesa Civil emitiu um alerta.

De acordo com o meteorologista Claudemir de Azevedo, do 5º Distrito do Inmet, a pancadas de chuva típicas de verão devem atingir a cidade nesta tarde. “Estamos com um forte calor. Temos previsão de pancadas de chuvas típicas de verão em BH e na região metropolitana”, afirmou.

Segundo o especialista, a precipitação será provocada por áreas de instabilidade que estão sobre a cidade. “Elas estão sendo provocadas pelo forte calor, aliado com a alta umidade relativa do ar”, disse.  Também há possibilidade de precipitações da Zona da Mata, Sul de Minas, Campos das Vertentes, e Triângulo Mineiro. No Norte de Minas, a estiagem continua.

As temperaturas seguem altas em Belo Horizonte. Por volta das 14h, os termômetros marcaram 33,4ºC, e a tendência é que, nos próximos dias, o calor persista. “Há essa perspectiva. E, mesmo com a chuva, o calor vai persistir. Nesta quinta-feira, a previsão é de máxima de 32ºC”, explicou Azevedo.

Os moradores já enfrentam altas temperaturas há dias em Belo Horizonte. Desde 11 de janeiro, a temperatura máxima na cidade superou os 30ºC.

Maiores temperaturas de 2018


Janeiro 33.1ºC
Fevereiro 31,3ºC
Março 34,5ºC
Abril 30,8ºC
Maio 29,1ºC
Junho 29,7ºC
Julho 29,7ºC
Agosto 29,9ºC
Setembro 31,9ºC
Outubro 34,8ºC
Novembro 34,2ºC
Dezembro* 33ºC
Fonte: Inmet

Alerta


A Subsecretaria de Proteção e Defesa Civil emitiu um alerta no início da tarde desta quarta-feira para a possibilidade de chuva até a manhã de quinta-feira. O acumulado estimado é entre 20 e 40 milímetros (mm). Por volta das 15h, foi divulgado ainda possibilidade chuva de granizo em pontos isolados de Belo Horizonte.

O órgão recomenda evitar áreas de inundação e não trafegar em ruas sujeitas a alagamentos,  próximos aos córregos e ribeirões no momento de forte chuva. Há advertência também para não se abrigar ou estacionar o carro debaixo de árvores, porque elas podem cair e causar graves acidentes.

Outras recomendações:

- Tenha um lugar previsto, seguro, onde você e sua família possam se alojar no caso de uma inundação;
- Retire todo o lixo e leve para áreas não sujeitas a inundações;
- Se você morar ou possuir comércio em áreas sujeitas a inundação coloque os móveis e estoques em lugares altos;
- Jamais se aproxime de cabos elétricos arrebentados. Ligue imediatamente para CEMIG (116) ou Defesa Civil (199);
- Evite lugares que ofereçam pouca ou nenhuma proteção contra raios


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)