(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Festejos do Reinado em Ouro Preto destacam resiliência negra

Evento em louvor a Nossa Senhora do Rosário, na cidade histórica, encerra programação com participação popular


postado em 14/01/2019 06:00 / atualizado em 14/01/2019 08:13

Instrumentista e cantor Maurício Tizumba (2º E) participou das comemorações em Ouro Preto(foto: Ane Souz/PMOP/Divulgação)
Instrumentista e cantor Maurício Tizumba (2º E) participou das comemorações em Ouro Preto (foto: Ane Souz/PMOP/Divulgação)


Passado o ciclo natalino, moradores de Ouro Preto, na Região Central, se devotam a outros tipos de celebração religiosa e popular. Ontem, foi a vez dos Festejos do Reinado em louvor a Nossa Senhora do Rosário, com o tradicional cortejo no Centro Histórico, bênção dos congadeiros, Missa Conga no adro da Capela do Padre Faria e descendimento das bandeiras, entre outros. As ruas da cidade reconhecida como patrimônio da humanidade receberam 33 grupos de vários cantos do estado. O evento ressurgiu em 2008 graças à união de esforços da Associação dos Amigos do Reinado, Fórum de Igualdade Racial, Irmandade de Nossa Senhora do Rosário e de Santa Efigênia, Comissão Ouro-pretana de Folclore e associações dos bairros Alto da Cruz e Padre Faria.


Na comemoração de uma década de revitalização, os Festejos do Reinado, com programação iniciada em 6 de janeiro, tem como tema “A fé que canta e dança – 10 anos estendendo os louvores a Nossa Senhora do Rosário”. Eram quase 11h, quando os grupos deixaram a Capela do Padre Faria, no bairro de mesmo nome, em direção à Igreja Santa Efigênia, joia barroca recém-restaurada, desceram a ladeira na frente do templo e seguiram até a Minas de Chico Rei. Na volta, subiram a rua em direção à Santa Efigênia, para a bênção. A festa teve almoço comunitário e retorno ao ponto inicial, a Capela de Padre Faria. Um dos destaques é a presença do instrumentista e cantor Maurício Tizumba.

Cerca de 35 guardas participaram do reinado em homenagem à Nossa Senhora do Rosário(foto: Ane Souz/PMOP/Divulgação)
Cerca de 35 guardas participaram do reinado em homenagem à Nossa Senhora do Rosário (foto: Ane Souz/PMOP/Divulgação)


De acordo com os organizadores, veio gente de várias cidades para acompanhar os grupos de congado, as guardas de moçambique e marujadas. Para o capitão da Guarda de Moçambique de Nossa Senhora do Rosário e Santa Efigênia, Kedison Guimarães, co-produtor do evento, “é de grande importância poder demonstrar nossa fé e sair pelas ruas levando Nossa Senhora nos braços, numa festa de resiliência e resistência negra, relembrando nossos ancestrais representados na figura de Galanga, o Chico Rei.

PATRIMÔNIO “A cidade está lotada, e hoje (ontem) a temperatura está muito agradável para participar desta festa tão bonita”, disse o secretário municipal de Cultura e Patrimônio de Ouro Preto, Zaqueu Astoni Moreira. Ele explicou que a Festa do Reinado é uma das grandes manifestações do patrimônio imaterial da cidade no aspecto da cultura e do resgate da africanidade do povo de Ouro Preto”. Já o secretário de Turismo, Indústria e Comércio, Felipe Guerra, destacou a importância das festividades, que abrem o calendário de eventos da cidade. A festa do Reinado de Nossa Senhora do Rosário e de Santa Efigênia foi realizada com suporte da prefeitura local, por meio do Fundo de Patrimônio, e da Secretaria de Estado da Cultura, via Fundo Estadual de Cultura.

Crianças também mostraram sua devoção no evento que completa 10 anos(foto: Ane Souz/PMOP/Divulgação)
Crianças também mostraram sua devoção no evento que completa 10 anos (foto: Ane Souz/PMOP/Divulgação)


O encontro é fruto da parceria entre Associação Amigos do Reinado, da Guarda de Congo Nossa Senhora do Rosário e Santa Efigênia, do Capitão Rodrigo Alvarenga, da Guarda de Moçambique de Nossa Senhora do Rosário e Santa Efigênia e da Irmandade Nossa Senhora do Rosário e Santa Efigênia. Participaram as comunidades dos bairros Alto da Cruz, Padre Faria e Piedade, da Paróquia de Santa Efigênia e da Irmandade Nossa Senhora do Rosário e Santa Efigênia e outros.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)