(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Saiba como economizar energia durante as férias em casa

Aumento do uso de aparelhos eletrônicos eleva a conta de luz e pode assustar o contribuinte


postado em 09/01/2019 14:02 / atualizado em 09/01/2019 16:23

Com a permanência das crianças em casa, aparelhos eletrônicos como os videogames são usados por mais tempo durante as férias, contribuindo para o aumento do consumo de energia elétrico(foto: Beto Magalhaes/EM/D.A Press, 21/05/2014)
Com a permanência das crianças em casa, aparelhos eletrônicos como os videogames são usados por mais tempo durante as férias, contribuindo para o aumento do consumo de energia elétrico (foto: Beto Magalhaes/EM/D.A Press, 21/05/2014)
Descanso e diversão dentro de casa. O período de férias escolares pode fazer com que crianças gastem o tempo em casa com uso de eletrônicos. Com isso, a conta de energia pode ser elevada, por isso, a Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig) orienta os consumidores sobre o que fazer para não ter surpresas em relação a conta de energia. Medidas simples podem fazer o retorno das férias um momento tranquilo, sem sustos ou prejuízos com a conta de luz.

É comum o alto uso de aparelhos eletrônicos como DVDs e aparelhos de som, videogames, videokês, televisores, microcomputadores, tablets, celulares e brinquedos eletrônicos. Por isso, é importante só deixar o aparelho ligado na tomada se realmente estiver usando. De acordo com Luciano Barreto, engenheiro de Eficiência Energética  da Cemig, “para economizar é necessário que o consumidor retire o equipamento da tomada. Vale ressaltar, ainda, que os equipamentos mais antigos consomem mais, no modo de espera, do que os mais modernos”.

O computador também deve receber atenção. Apesar de estar preparado para funcionar durante horas seguidas, é importante desligá-lo, inclusive o estabilizador. Nas pequenas pausas, desligar o monitor conta e muito na hora de economizar energia. De acordo com a Cemig, ele é responsável por 70% do consumo desse equipamento.

É comum as crianças dormirem em frente à televisão ligada. Para evitar o desperdício de energia, caso isso aconteça, a dica é programar a TV para desligamento automático, disponível na maioria dos televisores.

As famílias também devem ficar atentas ao aumento da quantidade de banhos e uso do chuveiro, que é o equipamento que mais consome energia, devido à sua alta potência. “A recomendação para economizar energia com esse equipamento é reduzir o tempo de banho e, se possível, colocar o seletor de temperatura na posição ‘verão’, o que reduz a potência em 30% e proporciona uma redução no consumo ao final do mês de até 10%”, explica o engenheiro da Cemig.

Ainda de acordo com Luciano Barreto, a geladeira é o segundo equipamento que mais consome energia em uma residência, principalmente por causa do “abre e fecha” ao longo do dia. Uma geladeira em bom estado de uso funciona 12 horas por dia, ou seja, 360 horas por mês. “É muito importante lembrar que alimentos ainda quentes não devem ser armazenados no eletrodoméstico, pois isso sobrecarrega o aparelho e consequentemente aumenta o consumo. Cuidados como esses podem colaborar para a economia no final do mês” reforça.

Viagem

Na hora de viajar, retire os equipamentos eletroeletrônicos das tomadas, mantendo apenas aqueles essenciais à segurança e resfriamento de alimentos, por exemplo. Isso evita o consumo de aparelhos em stand-by, que segundo a Cemig, é responsável por cerca de 15% da conta de energia.


* Estagiária sob supervisão da subeditora Ellen Cristie.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)