(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Cadeirante é resgatado em deslizamento de barranco sobre casa em BH

Corpo de Bombeiros retirou os moradores da casa e a Defesa Civil vai averiguar as condições do local


postado em 29/12/2018 07:47 / atualizado em 29/12/2018 09:15

Parte do terreno da residência deslizou durante a madrugada(foto: Paulo Filgueiras/EM/D.A.Press)
Parte do terreno da residência deslizou durante a madrugada (foto: Paulo Filgueiras/EM/D.A.Press)

 

Moradores de uma casa no Bairro Estrela do Oriente, na Região Oeste de Belo Horizonte, passaram por um susto na manhã deste sábado. Eles foram acordados por um  deslizamento de terra, que atingiu parte do imóvel, o que deixou a família presa. Entre as pessoas que tiveram que ser retiradas estavam um cadeirante e uma criança de 2 anos. A Defesa Civil fez uma vistoria no local e informou que ainda há risco de novos escorregamentos de terra.

Os militares atuaram no local e retiraram os atingidos sem ferimentos. Quatro pessoas estavam dentro do imóvel. De acordo com Thaís dos Santos, de 22 anos, moradora da casa, um muro de arrimo estava sendo construído no terreno para facilitar acesso do cadeirante José Cecílio dos Santos, de 80, seu avô. O idoso também é deficiente visual e portador de marcapasso.

Nesta manhã, foram surpreendidos. "Houve um estrondo muito grande e não deu tempo de fazer nada. A gente foi descendo. Os vizinhos e a polícia desceram com meu pai e nos ajudaram. Perdemos quase tudo", lamentou Maria Cecília. Estavam no imóvel:  Thaís dos Santos, 22; Yasmin Dos Santos, 2 anos; Maria Cecília Dos Santos, 53; e José Cecílio dos Santos, 80.

"Houve um estrondo muito grande e não deu tempo de fazer nada", lamentou Maria Cecília (foto: Paulo Filgueiras/EM/D.A.Press)


Segundo o vistoriador da Defesa Civil Marcelo Costa, ainda há risco de deslizamentos no imóvel em decorrência das chuvas intensas. Contudo, não será necessária a interdição da casa, já que apenas o acesso à residência foi prejudicado. Ainda de acordo com ele, a ausência de drenos para água da chuva na obra pode ter causado o deslizamento.

"Houve cortes no terreno e, devido a eles, o muro que estava sendo construído se desestabilizou. As obras desta edificação estavam paralisadas e, por causa do grande índice pluviométrico, se criou uma pressão atrás do muro, o que gerou o deslizamento", disse o vistoriador.

Até esta sexta-feira, a Defesa Civil havia registrado 1.334 ocorrências em toda a cidade somente no mês de dezembro. A maioria delas está ligada às chuvas, como alagamentos, quedas de árvores, trincas, deslizamentos e desabamentos. Na Região Oeste, onde ocorreu o fato deste sábado, foram 121 boletins registrados.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)